Vazamento de Nafta interna

Foi concluída no último sábado (29/10) a fase emergencial do atendimento realizado pela  Cetesb na ocorrência com vazamento de nafta, de duto da Transpetro, em São Miguel Paulista. Todos os 53 moradores que haviam saído de suas casas puderam retornar às residências, na tarde do sábado, após o Setor de Atendimento a Emergências da Companhia, junto com a Defesa Civil, finalizar as vistorias no interior das casas e constatar que não havia mais presença do produto (concentrações de vapores tóxicos e inflamáveis) e seu incômodo odor. Pouco antes, havia sido encerrada a lavagem da rede de águas pluviais e de esgoto, iniciada no final do dia na sexta-feira (28/10), visando remoção de eventual presença de nafta.

Agora, conforme a Agência Ambiental do Tatuapé, aguarda-se a conclusão da investigação do passivo ambiental da área afetada, com base nas avaliações a serem feitas a partir dos 02 poços de monitoramento instalados pela Transpetro na sexta-feira, objetivando verificar a extensão da contaminação do solo e, também, se as águas subterrâneas foram atingidas.

O vazamento, iniciado na quarta-feira (26/10) e provocado por tentativa de furto do produto (algo deu errado na tentativa de desvio clandestino para um galpão próximo e os culpados abandonaram o local – Rua Mirassol D´Oeste, esquina com a Rua Flor de Inverno, altura do nº 69, Vila Jacuí), havia sido estancado, nos dutos, na própria quarta-feira. Os trabalhos ágeis de contenção e bombeamento da nafta resultaram, na sexta-feira, numa estimativa de recuperação de aproximadamente 136 mil litros do produto, que foram levados para um terminal da Petrobras em Guarulhos. Além disso, cerca de 80 metros cúbicos de solo contaminado foram removidos, com destinação correta e adequada, conforme aprovado pela Cetesb.

Vazamento de Nafta interna 02

Texto: Mário Senaga

Fotografia: Setor de Atendimento a Emergências/Cetesb

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Encerrado trabalho de contenção de nafta em São Miguel Paulista
Cetesb atende ocorrência em dutos da Transpetro em São Miguel Paulista