O verão chegou quente e com ele o desejo de deixar o cinza do concreto das cidades e partir para o azul dos municípios praianos. Um cuidado fundamental, para não estragar o momento de lazer, e estar informado sobre a balneabilidade das praias.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB avalia a qualidade das praias e emite um boletim semanal com a classificação das 150 praias do Estado, em própria ou imprópria, para o banho.
Para facilitar sua vida a Agência Ambiental lançou, em 2018, um aplicativo, que é só baixar no celular e ficar informado onde o banho de mar e saudável.
O aplicativo, que é gratuito, está disponível para smartphones com sistemas Android (na playstore) e IOs (na appstore) e objetiva informar a população, de maneira ágil e intuitiva, sobre a qualidade das águas das praias.
O uso é muito fácil, ao abrir selecione a opção qualidade das praias. No mapa, clique em qualquer município indicado com o guarda sol e será apresentada a condição, própria ou imprópria, das praias naquele local. O mapa é georreferenciado e possibilita o traçado de rota até a praia escolhida.
Tomar banho em uma praia própria é evitar doenças como gastroenterite, conjuntivite e outras moléstias relacionadas a veiculação hídrica.
Lembrando que as informações sobre a balneabilidade das praias estão disponíveis, também, no site da CETESB e Facebook, além da sinalização nas praias com as bandeiras e totens.
Verão No Clima
No próximo sábado (19), às 09h, a cidade de São Sebastião recebe a abertura oficial da campanha “Verão no Clima 2019”. A ação tem o objetivo de promover a educação ambiental por meio de atividades esportivas e culturais, além de mutirões para a limpeza das praias com a participação de voluntários, em todo o litoral paulista.
Texto: Cristina Couto
Foto: Praia da Tabatinga – Caraguatatuba (Núbia Lentz)