Você está visualizando atualmente EMAE debate revitalização do Rio Pinheiros

Em evento realizado no Instituto de Engenharia, representantes de diversos setores discutiram soluções para a melhora das condições do rio

No dia 11 de março, a EMAE – Metropolitana de Águas e Energia realizou, no Instituto de Engenharia, em São Paulo, o Workshop “Repensando o Rio Pinheiros”. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre empresários, instituições financeiras, consultores e agentes públicos, como DAEE, Sabesp e CETESB, que discutiram as bases para estruturar um projeto de revitalização do Pinheiros e adequação do seu entorno, com a apresentação de estudos de caso e soluções voltadas à limpeza de rios em todo o mundo.

Durante a abertura do workshop, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, destacou que esse é um momento crucial para a realização desse trabalho. “É hora de partimos para a ação. Se hoje o rio é um ponto de descarte de lixo, a partir do momento em que a bandeira for levantada, todos passarão a vê-lo com um olhar diferente. Por isso, estamos convocando toda a sociedade civil para essa causa.”

A diretora-presidente da CETESB Patrícia Iglecias disse que discutir a temática do rio Pinheiros com grandes especialistas é importante e está em acordo com um dos focos da empresa que é a inovação. “Temos de repensar as soluções para o rio Pinheiros e São Paulo tem de enfrentar esse desafio. Podemos e devemos avançar ainda mais para que tenhamos condições adequadas em relação à situação do rio”.

O presidente da EMAE, Ronaldo Camargo, também ressaltou a urgência de estruturar um plano de ação para a efetiva revitalização do rio. “O Pinheiros já foi mais do que estudado. Dessa vez, vão sair desse auditório as melhores soluções. Não vamos mais dar as costas para esse nobre rio. Queremos água limpa, energia elétrica, esporte, lazer, parques…”.

Na ocasião, foi divulgada a criação da Comissão Multidisciplinar de Estudos para a despoluição do rio, que vai contar com integrantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, EMAE, Cetesb, Sabesp e DAEE. Entre outras atividades, o grupo vai coordenar e acompanhar os trabalhos, providenciando toda a estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto. “Com esse time não temos como errar”, completa Ronaldo.

Para o secretário Marcos Penido, esse é o momento para a revitalização do rio Pinheiros

Texto: Sheyla Pereira
Fotos: Gilberto Ruiz