Você está visualizando atualmente Logística reversa e resíduos sólidos em debate no Consórcio ABC

Encontro reuniu técnicos de meio ambiente das prefeituras participantes

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), em sua gestão de Portas Abertas, levou representantes de sua equipe técnica para palestrar sobre logística reversa e o papel do poder público na destinação adequada dos resíduos sólidos para o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André.

Na abertura, a diretora-presidente Patrícia Iglecias destacou que a logística reversa e a gestão dos resíduos sólidos precisam estar interligadas, pois esses dois sistemas – privado e público – devem se conversar mais para ganhar em eficiência.

Patrícia Iglecias lembrou que para auxiliar os municípios, além do CETESB de Portas Abertas, a companhia está focada em eficiência e inovação, informatizando seus sistemas para dar agilidade aos procedimentos, e também dispõe de ferramentas, como as Câmaras Técnicas Ambientais.

Célia Poeta, gerente da Divisão de Apoio e Gestão de Áreas Metropolitanas, complementa que “estamos revendo procedimentos necessários para projetos em área de manancial, uma demanda recorrente na Companhia.”

“A CETESB tem demonstrado sua agilidade no atendimento das demandas que apresentamos. E queremos nos aproximar da agência ainda mais e regularizar o mercado imobiliário na nossa cidade”, disse o prefeito de Rio Grande da Serra Gabriel Maranhão.

O encontro abordou os sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos, com destaque para ações colocadas em prática pela CETESB para aperfeiçoar o controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição.

“Há diversas formas por meio das quais o poder público municipal pode contribuir para a fiscalização e melhoria no funcionamento de sistemas de logística reversa”, explicou a assessora da Presidência da CETESB Lia Helena Demange, ao abordar o tema “logística reversa e atuação do município”.

O encontro, realizado em 9 de maio, contou com o secretário-executivo do Consórcio Edgard Brandão, o prefeito de Rio Grande da Serra Gabriel Maranhão e técnicos das áreas de meio ambiente e resíduos sólidos dos sete municípios integrantes do Consórcio ABC. Da CETESB, Célia Poeta, Lia Demange e os assistentes executivos João Luiz Potenza e Antônio Luiz Lima de Queiroz.

Técnicos de meio ambiente das prefeituras integrantes do Consórcio participam de encontro sobre logística reversa

Texto: Luciana Reis
Fotos: Consórcio Intermunicipal Grande ABC