Você está visualizando atualmente Especialistas da CETESB participam de encontro sobre “Lixo Zero”

O objetivo foi comemorar o segundo ano de trabalho do Programa lixo Zero na cidade de Guarulhos.

Representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) participaram, em 03.07, a convite da Prefeitura de Guarulhos, do encontro “Gestão Municipal Sustentável de Resíduos Sólidos”. O objetivo foi comemorar o segundo ano de trabalho do Programa lixo Zero.

Os temas apresentados pelos especialistas da CETESB – Lia Helena Demange, Raissa Silva de Carvalho Pereira e Fernando Antônio Wolmer – foram “Marcos legais e a estratégia de implantação da logística reversa adotada no Estado de São Paulo”, “Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil (SiGOR)” e “Coleta Seletiva”.

O conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. Uma gestão “Lixo Zero” consiste em não permitir que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

O evento também contou com a participação de Rodrigo Sabatini, do Instituto Lixo Zero Brasil, falando sobre experiências de implantação do conceito “lixo zero” no município de Florianópolis.