Você está visualizando atualmente 51 anos protegendo o meio ambiente

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) comemora mais um ano de serviços prestados à comunidade.

A tarde iniciou suave com a apresentação do Coral da CETESB, Passarinhos Azuis, no auditório Augusto Ruschi. As canções entoadas foram escolhidas entre as mais tocadas no ano de 1968. Os presentes acompanharam os cantores em Jovens Tardes de Domingo, Samarina, Andança e no Hino da Companhia.

A primeira a se manifestar foi a diretora-presidente, Patrícia Iglecias, que confessou que trabalhar na CETESB era um prazer. “Não existe depressão ao final do domingo. Chegar segunda-feira e iniciar minha semana atuando na Companhia é um orgulho. Tenho certeza que estou contribuindo com a população do Estado.”

A diretora-presidente apresentou os resultados dos Grupos de Trabalho criados na primeira reunião gerencial, em 28 de janeiro de 2019, com a missão de trabalhar cinco pilares: Inovação e Novas Tecnologias, Melhor Ambiente de Trabalho, Boas Práticas, Licenciamento e Eficiência, e CETESB de Portas Abertas.

Os grupos levantaram pontos específicos de atenção e possíveis soluções dentro de seus temas, os demais funcionários também puderam fazer suas contribuições nos meses seguintes. Ao final cada GT apresentou uma lista com propostas, além de projetos e ações já em andamento, como serão conduzidos e executadas, origem dos recursos e prazo para entrega.

A presidente ressaltou em sua fala que “a velha e sempre nova CETESB” está em fase de renovação. “A Nova CETESB está baseada em cinco pilares. O programa de renovação é o resultado do trabalho em grupo, que reuniu os gerentes da companhia para, juntos, projetarmos a CETESB que queremos para os próximos 51 anos.”

Ao longo do dia a equipe de marketing e a comunicação foi publicando as peças de campanha do aniversário, que ganhou o slogan “51 anos protegendo o meio ambiente”, que personifica a missão da CETESB. “A ideia surgiu de uma fala do Governador, onde ele enalteceu o papel da CETESB como protetora do meio ambiente. A equipe também ganhou o precioso reforço da Vera Severo, arquiteta e design, da Unidade de Gestão de Projetos da SIMA, que criou os ícones para o Programa Nova CETESB.” Explicou Núbia Lentz, gerente do Departamento de Comunicação.

A festividade teve a participação dos diretores da casa Clayton Paganotto, Zuleica Maria de Lisboa Perez, Domenico Tremaroli e Carlos Roberto dos Santos que relataram, dentro de suas diretorias, novidades para os funcionários, como a esperada horta comunitária, a criação de um novo aplicativo de fumaça preta e o e-cenários, que será aberto para empresas.

O diretor de Avaliação de Impacto Ambiental Domenico Tremaroli, funcionário de carreira, com 43 anos na Companhia, se emocionou ao relatar que “tem consciência do que foi feito no passado e vem sendo realizado no presente e que luta para que no futuro a CETESB continue sendo uma referência no trabalho ambiental.”

A diretora de Controle e Licenciamento Ambiental, Zuleica Perez, afirmou: “ Tenho orgulho de pertencer ao corpo de técnico da CETESB, hoje, após o balanço dos seis meses da atual gestão, sinto que a CETESB faz o Estado se movimentar.”

Para o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos a CETESB, em 51 anos, contribuiu para melhoria da saúde da população. “A alta qualidade técnica do seu corpo funcional inspira segurança e credibilidade.”

O diretor de Gestão Corporativa Clayton Paganotto terminou os depoimentos do grupo de diretores frisando que “uma das prioridades é avançarmos nas capacitações técnicas e de gerenciamento dos colaboradores da CETESB.”

Ao final, todos foram surpreendidos com um vídeo, especialmente filmado para a data, com depoimentos do governador João Dória, do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e do presidente do Conselho de Administração da CETESB Claudio Carvalho. Eles ressaltaram a importância da Companhia no cenário mundial e a excelência do seu corpo técnico nos últimos 51 anos.

 

Texto:Cristina Couto
Foto: Pedro Calado