Você está visualizando atualmente CETESB demonstra alta confiabilidade nos seus dados de qualidade do ar

A CETESB participou de um programa internacional de análise interlaboratorial que avaliou a confiabilidade dos dados gerados por sua rede de monitoramento da qualidade do ar. Participaram nove laboratórios, do Brasil, México, Argentina, Costa Rica, Guatemala e Trinidad Tobago.

Desenvolvido pelo INMETRO, com apoio do Instituto Nacional de Metrologia da República Federal da Alemanha (Physikalisch Technische Bundesanstalt – PTB), as atividades constaram de medições de monóxido de carbono. Houve fornecimento de cilindros de gás com concentração conhecida apenas pelo INMETRO. As instituições acompanharam as medições feitas nos seus equipamentos, verificando se os procedimentos para avaliação eram os que rotineiramente aplicam.

Os níveis de confiança encontrados colocam a CETESB como um dos laboratórios mais confiáveis dentre os analisados. Não apenas em termos comparativos, mas também em termos absolutos, os resultados mostraram a alta qualidade dos dados gerados na Rede Telemétrica de avaliação da qualidade do ar, operada pelo Setor de Telemetria – EQQT.