Você está visualizando atualmente CETESB participa do Workshop Ecologia de Estradas & Fauna Silvestre

Evento discutiu as melhores soluções técnicas a serem adotadas nas obras de duplicação da Rodovia SP-333 para minimizar os impactos sobre a fauna silvestre

A equipe do Setor de Avaliação de Empreendimentos de Transporte Rodoviário – IETR participou do Workshop Ecologia de Estradas & Fauna Silvestre, realizado em 24/10, na sede do Instituto Florestal, em Assis. O evento teve como objetivo discutir as melhores soluções técnicas a serem adotadas nas obras de duplicação da Rodovia SP-333, para minimizar os impactos sobre a fauna silvestre, especialmente em trecho de cerca de 10 km que corta as Unidades de Conservação (Estação Ecológica e Floresta Estadual) em Assis.

O evento faz parte do atendimento a uma exigência do licenciamento ambiental da duplicação da rodovia, elaborada de forma conjunta entre CETESB e Instituto Florestal. Pela CETESB, participaram as funcionárias do IETR, Ticiana Risden Viana, Vanessa Cavaglieri Fonseca e Ana Luisa Mengardo, que acompanham o processo de licenciamento ambiental da SP-333.

A CETESB apresentou aos participantes os detalhes do rito do licenciamento ambiental de obras rodoviárias, bem como as principais ações hoje adotadas para a mitigação dos impactos sobre fauna silvestre em rodovias. Foi apresentada, por exemplo, a Decisão de Diretoria nº 141/2018/I, que estabelece procedimentos para a destinação de carcaças e de animais feridos, vítimas de colisões nas rodovias.

O workshop foi organizado pelo Instituto Florestal em parceria com a Concessionária Entrevias e, além da CETESB, contou com a participação do Departamento de Fauna da SIMA, da ARTESP, representantes de Universidades, do Ministério Público (Núcleo do Médio Paranapanema do GAEMA) e da Prefeitura Municipal de Assis, entre outros.