Você está visualizando atualmente SIGOR apresentado em Ribeirão Preto

Nessa terça feira (10/12), aconteceu em Ribeirão Preto, um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de apresentar e discutir temas voltados à gestão dos resíduos sólidos de construção civil (RCC). Dentre as soluções apontadas, teve grande destaque o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR), ferramenta desenvolvida pela CETESB para monitoramento da gestão dos resíduos sólidos, desde a geração até a destinação final.

Segundo João Luiz Potenza, assistente executivo da presidência, “o sistema já está implantado e em funcionamento em algumas cidades do estado, com expressivos resultados de performance e ganhos ambientais”, disse.

Por meio desta solução, observa Potenza, pautada na legalidade e na regularidade ambiental do ciclo produtivo, por meio do monitoramento total de todos os envolvidos, desde a geração e retirada em obra, passando pelo transporte licenciado e a destinação adequada do RCC em áreas licenciadas, “teremos todo processo fluindo de maneira correta, ou seja, materiais retirados, segregados e transportados de forma correta com segurança e destino certo, resultando na diminuição de impactos negativos, tais como o descarte irregular em ruas e margens da cidade, fator que propicia inúmeros prejuízos a sociedade, tais como drenagem urbana (enchentes), doenças provocadas por vetores (dengue), contaminação de mananciais e APPs”.

Outra consequência desta iniciativa será o fomento a produção e utilização de agregados reciclados de RCC (brita, cascalho, areia e outros materiais), que hoje economicamente inviável, poderá se tornar viável em função da redução de deposições clandestinas e consequente viabilidade do mercado.

O evento contou com a participação de vários profissionais, dentre eles Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Secretária do Meio Ambiente de Ribeirão Preto e o vereador André Trindade.

Explanação de João Luiz Potenza, da CETESB
Explanação de Miguel Porto Neto, do Grupo EcoHearlt Ambiental. Em destaque, o vereador André Trindade