Você está visualizando atualmente Importância da CETESB é ressaltada no Dia Mundial do Meio Ambiente

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente não poderiam ser melhores para a CETESB, para o Estado de São Paulo e, porque não dizer, para o Brasil. A Agência Ambiental Paulista, que é considerada a maior da América Latina, além de ser uma das mais antigas e renomadas do mundo, prestes a celebrar seus 55 anos de existência, teve, em 05/06, o anúncio oficial, pelo governador Tarcísio de Freitas, da realização do concurso público da Companhia, depois de mais de 10 anos de espera.

O anúncio foi feito no Parque Ecológico do Tietê, um verdadeiro oásis no extremo da Zona Leste da Capital, com mais de 14 milhões de metros quadrados, num lindo dia de sol e céu azul.

O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de dirigentes das estatais paulistas, representantes de entidades ambientais, da sociedade civil e de alunos da rede pública.

No âmbito do concurso público, há a previsão de 224 novos cargos a serem preenchidos. O último concurso da Companhia aconteceu em 1.992 e depois ocorreram apenas concursos esporádicos, com poucas vagas, no início dos anos 2.000.

Para o Governador a medida terá impacto positivo na agilidade de processos de licenciamento e de fiscalização ambiental e de outras atividades da CETESB, que é referência para todos os estados da Federação. “E eu quero dizer o seguinte: o maior valor que nós temos na questão ambiental está na qualidade dos nossos profissionais, dos nossos servidores”, afirmou.

O governador Tarcísio de Freitas fez o pronunciamento ao lado da secretária de estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, do subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Souza da Trindade, do diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, e de outras autoridades presentes, logo após o lançamento do novo Plano Estadual de Meio Ambiente, com 06 eixos e 21 ações, que somados ao programa Integra Tietê, prevê investimentos de quase R$ 8 bilhões nos próximos anos.

Mostra de equipamentos e recepção aos estudantes

Os diversos órgãos ligados à SEMIL montaram estandes no parque, com demonstrações de suas atividades e equipamentos usados no dia a dia, para tornar o meio ambiente mais saudável e sustentável em São Paulo.

As autoridades presentes, acompanhadas por todo o corpo diretivo da CETESB, puderam conhecer um pouco das atividades desenvolvidas pela Companhia Ambiental, com demonstrações e explicações, pelos técnicos dos equipamentos utilizados na coleta de amostras e ensaios de campo, nas rotinas de monitoramento pontual ou contínuo de ambientes aquáticos, na fiscalização de fumaça preta dos veículos diesel, e na coleta de partículas inaláveis presentes na atmosfera. O caminhão de atendimento a emergências da CETESB esteve em exposição.

Alunos Samuel, Eduarda e Isabelle, com a coordenadora Maria Lúcia, da E.E. Parque Jardim Helena

Os estudantes de escolas estaduais que vieram prestigiar o evento e participar das comemorações tiveram a oportunidade de visitar o estande da Agência Ambiental Paulista e acharam “bem legal”, como disse Eduarda Souza, de 11 anos e aluna do 6º ano da Escola Estadual Parque Jardim Helena. Entre outras, as demonstrações dos equipamentos utilizados nas coletas de amostras de águas despertaram o interesse dela: “Enxergamos a água limpa chegando até nossas casas, mas não imaginamos todo o trabalho que é feito antes. Precisamos cuidar direito do ambiente”.

Com o que concorda Isabelle Rodrigues, também de 11 anos e cursando o 6º ano do Parque Jardim Helena. O que despertou a curiosidade dela foi a forma de fiscalização da emissão de fumaça preta dos veículos diesel, com o uso da Escala de Ringelmann. Ela achou interessante o teste da escala colorimétrica para aferição do Arla 32, uma solução aquosa automotiva que reduz a emissão de poluentes. “Aprendi como isso ajuda a prevenir contra a poluição”, deduziu corretamente a estudante.

Samuel de Oliveira, 12 anos, do 7º ano, após ouvir as explicações do técnico da CETESB, sobre as coletas de amostras de água, disse ter aprendido um pouco mais sobre o conteúdo da água e como os seres humanos impactam os mangues.

A coordenadora de gestão pedagógica geral da Escola Estadual Parque Jardim Helena, Maria Lúcia Pires, explicou que a unidade é a única escola na América Latina dentro de um parque – Parque Jardim Helena, Zona Leste de SP. Segundo ela, a escola participou do evento com 80 alunos.

Outra escola presente, que trouxe educandos para conhecer o Parque Ecológico do Tietê e participarem das comemorações, foi a Anne Frank.

Texto: Mário Senaga
Revisão: Cristina Couto
Fotografia: Fernando Hisi