Você está visualizando atualmente Central de Reciclagem e Valorização de Resíduos deverá beneficiar região de Promissão
Layout do empreendimento

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo emitiu, em 04/03, a LP – Licença Prévia para implantação de uma CRVR – Central de Reciclagem e Valorização de Resíduos, no município de Promissão, na região de Araçatuba. O empreendedor, que solicitou a licença prévia – que atesta a viabilidade ambiental do projeto – é a Terasa – Tietê Energia Renovável e Ambiental Ltda..

Conforme os especialistas do setor de Apoio em Avaliação e Gestão de Resíduos Sólidos, da diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da Companhia, futuramente, após a emissão das Licenças de Instalação e de Operação, e o início efetivo das atividades, o gerenciamento adequado de resíduos, assim como sua disposição regular vão representar um ganho ambiental não só para Promissão, mas também para toda a região.

De acordo com o projeto básico, a planta contemplará unidades para o tratamento e disposição final, tais como a Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos, para separação de recicláveis e produção de Combustível Derivado de Resíduos, a partir de resíduos orgânicos secos – móveis pós-consumo, podas de árvores, “pallets”-, reduzindo significativamente o volume de resíduos dispostos em aterros, além da implantação do aterro para a disposição dos rejeitos de RSU – Resíduos Sólidos Urbanos a serem processados no local.

Para a emissão da licença consideraram-se, ainda, a indisponibilidade de aterros com vida útil e capacidade de recebimento diário suficiente para atender aos municípios da região, a longa distância de aterros adequados para tais municípios e a localização ao lado de rodovias de fácil acesso, como a SP-300. O investimento estimado é de R$ 20,41 milhões e a implantação e operação da Central deverão gerar 91 novas vagas de trabalho.

Para os técnicos da Agência Ambiental Paulista, levando-se em consideração as unidades destinadas ao beneficiamento dos Resíduos da Construção Civil e de Resíduos Orgânicos Secos, e, ainda, a possibilidade de implantação de novas tecnologias no local, a CRVR se apresenta em consonância com as Políticas de Resíduos Sólidos no que se refere ao gerenciamento dos resíduos sólidos Classe II.

Configuração do maciço de resíduos