Em continuidade aos festejos de aniversário da CETESB foi realizada hoje, 27/07, às 10h, uma live mediada pela diretora-presidente da Companhia, Patrícia Iglecias, com a participação dos diretores da casa, na qual os participantes, por meio de perguntas, puderam tirar suas dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pela Companhia e conhecer os mais recentes relatórios anuais de “Qualidade do Ar”, “Qualidade das Praias e Qualidade das Águas Costeiras” e no “Inventário de Resíduos Sólidos Urbanos“, com índices de 2019.
A conversa, de mais de uma hora, teve a expressiva participação dos internautas, que dirigiram perguntas ao corpo diretivo da Companhia. De forma clara e objetiva, foram respondidas questões sobre o funcionamento da CETESB, suas principais ações e programas como, por exemplo, o licenciamento ambiental, que teve o recorde de mais de 60 mil análises de pedidos de licenças e concedido 30 mil licenças.
Os diretores Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental; Zuleica Perez, de Controle e Licenciamento Ambiental, e Domenico Tremaroli, de Avaliação de Impacto Ambiental, com intervenções precisas da diretora-presidente, Patrícia Iglecias, esclareceram as dúvidas dos internautas. Em especial, como a CETESB vem trabalhando em meio a uma pandemia que assola o Estado, esclarecendo que a empresa não parou e manteve suas atividades e serviços essenciais sem qualquer prejuízo à população.
Um dos pontos abordados foi quanto à nova filosofia de trabalho inserida pela atual gestão, que por meio do programa “CETESB de Portas Abertas” tem proporcionado um diálogo frequente e positivo com o setor produtivo, repercutindo favoravelmente na apresentação de melhores projetos e estudos ambientais, redução de prazos para a emissão das licenças, aperfeiçoamento do atendimento nas Agências descentralizadas e resposta às demandas da população.
Outro assunto abordado, se a CETESB adotaria regularmente o sistema de teletrabalho, foi prontamente respondido pela própria diretora-presidente. “Neste período, percebemos que muitos dos serviços podem ser executados de forma não presencial e com boa qualidade. De um quadro de 1.700 funcionários, temos 300 em regime presencial, enquanto que a maioria está em teletrabalho”, informou.
Quanto aos resultados apontados pelos Relatórios Ambientais, Patrícia Iglecias esclareceu, “O Estado está avançando em ações e programas de controle, avanços que são demostrados em números positivos nos relatórios de Qualidade do Ar, das Praias e Águas Costeiras e no Inventário de Resíduos Sólidos.”