“Análise, Avaliação e Gerenciamento de Riscos” foi o tema do curso realizado, durante toda a semana passada, na sede da CETESB, pela equipe do Setor de Análise de Riscos – EIPR, com coordenação do Setor de Transferência de Conhecimento Ambiental – ARDT. Com 40 horas de duração total, abordou as técnicas de identificação de perigos, análise de conseqüências e vulnerabilidade e confiabilidade de sistemas, além de estimativa e avaliação de riscos e programa de gerenciamento de riscos.

Os 54 alunos participantes, provenientes do Corpo de Bombeiros, prefeituras e empresas de consultoria ambiental, entre outros, participaram também de exercícios práticos.

Dentre os alunos, encontrava-se o Dr. Júlio Teja Pérez, ex-ministro da saúde de Cuba e atualmente assessor técnico do Centro Latino-Americano de Medicina de Desastres – CLAMED. Os coordenadores técnicos do curso foram a farm. bioquím. Vivienne Maria M. Minniti, gerente do EIPR, e o quím. Sandro Roberto Tomaz.

Treinamentos Práticos Especializados

O ARDT também realizou dois treinamentos práticos especializados, na semana de 06 a 10 de novembro, no “Prédio 6” e laboratórios da sede da Companhia na capital.

No TPE sobre “Espectrometria de absorção atômica – Chama”, a ênfase foi para os conceitos fundamentais sobre atomização em chama, instrumentação e digestão de amostras ambientais (aquosas e sólidas), entre outros temas principais tratados. Os fundamentos teóricos incluíram noções básicas de controle de qualidade e aplicação da técnica em amostras aquosas de interesse ambiental. As aulas teóricas e de aplicação prática, efetivadas no laboratório de Química Inorgânica, foram coordenadas pelos químicos Francisco Jorge Ferreira e Gilson Alves Quináglia.

E no TPE com o tema “Noções básicas para identificação e contagem de algas – Fitoplâncton de água doce”, que teve aulas práticas no laboratório de Comunidades Aquáticas, as noções de ecosssistemas de água doce abordaram os principais grupos de algas, os problemas em águas de abastecimento e detecção de microcistina por meio de teste Elisa, entre outros itens. A coordenação técnica ficou a cargo da Dra. Maria do Carmo Carvalho.

Texto
Rosely Ferreira Martin