O informativo “Disasters – Preparedness and Mitigation in the Americas”, da Organização Pan-Americana de Saúde – OPS, em sua edição número 96, do mês de julho de 2004, dedica meia página ao “Manual de Orientação de um Sistema Integrado de Gestão para Prevenção, Preparação e Resposta a Acidentes com Produtos Químicos”, elaborado pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

A matéria, com o título “Manual on Risk Management System for Chemical Emergencies”, salienta que a CETESB é uma instituição voltada para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na área de saúde ambiental, atuando como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde. “O manual, em Espanhol e Português, é dirigido ao público e agências privadas e constitui o resultado da experiência de 25 anos da CETESB no atendimento a emergências químicas e no desenvolvimento de planos de contingência”, explica o texto.

O manual foi produzido pelos técnicos do Setor de Operações de Emergência, da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, com a finalidade de oferecer subsídios aos países da América Latina para uma melhor gestão dos riscos químicos. O trabalho mostra como os órgãos públicos e a iniciativa privada devem se estruturar para desenvolver estratégias para prevenir e combater acidentes com produtos químicos.

Essencialmente didático, aponta os passos para planejar e promover a articulação entre instituições e órgãos públicos, nas esferas nacional, regional e local: ministérios, entidades de saúde, de meio ambiente, defesa civil, prefeituras, corpo de bombeiros, polícia, indústrias e organizações não-governamentais, entre outros.