Continua, em 24.03, o atendimento realizado por técnicos da Agência Ambiental de Aparecida, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, iniciado em 23.03, a um acidente ocorrido no município de Piquete, interior do Estado, envolvendo vazamento de hipoclorito de sódio para o Córrego Tabuleta.

Um caminhão da empresa G.R. Ind. Com. e Transporte de Produtos Químicos Ltda., com sede no município de Cruzeiro, em São Paulo, fabricante do produto, tombou no córrego, quando transitava por uma estrada de terra localizada 600 metros antes da estação de tratamento de água do município.

O veículo carregava, aproximadamente, 4.000 litros de hipoclorito de sódio, distribuídos em quatro containeres, de 1.000 litros cada, e mais 1.000 quilogramas, distribuídos em sacos plásticos de 01 quilograma cada. Em função do ocorrido uma quantidade aproximada de 1.500 litros de hipoclorito de sódio vazou no córrego. O restante da carga ficou retida nas embalagens.

O produto derramado provocou uma névoa e o odor de cloro foi perceptível junto ao local do acidente, mas disperso rapidamente, com a diluição da água, em trecho do córrego com corredeiras e velocidade alta, e também por reação com a matéria orgânica contida nos esgotos sanitários lançados “in natura”, já que o hipoclorito de sódio é um produto altamente oxidante e desinfectante.

Os técnicos presentes no local efetuaram coleta de amostras de água do córrego, bem como acompanharam o transbordo e a remoção dos produtos químicos sob a carroceria tombada do caminhão e também do óleo diesel do seu tanque de combustível, providência tomada visando afastar riscos de novos vazamentos.

A operação, em 23.03, encerrou-se por volta de 21h00. Hoje, 24.03, as equipes envolvidas na ação emergencial acompanhavam as ações para a retirada do caminhão de dentro do córrego.

Texto: Mário Senaga