O prefeito do município de Embu, Chico Brito, foi eleito, em 31.03, o novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, em substituição a Marco Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes. Na vice-presidência ficou Miron Rodrigues da Cunha, da Comissão de Defesa e Preservação da Espécie e Meio Ambiente – CEPEDEMA. Como secretária executiva, foi mantida Maria Emília Botelho e, como adjunta, Laura Stela Perez, representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Segundo Chico Brito, que ocupará a presidência do Comitê até 2013, seu grande desafio será o de viabilizar a implantação da cobrança pelo uso da água na Bacia, além de trabalhar pela consolidação das metas estabelecidas no plano de bacias. “É cada vez mais forte o consenso de que a crise da água determinará o presente e o futuro da metrópole, por isso nosso trabalho estará voltado pela recuperação dos recursos hídricos e proteção dos mananciais”, disse Brito.

Criado pela Lei Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê é conhecido como o “parlamento da água” na Região Metropolitana de São Paulo. Todas as questões ligadas aos usos dos recursos hídricos são debatidas e decididas neste foro democrático, constituído por representantes do Estado, dos 36 municípios da Bacia e das entidades da sociedade civil, com participação paritária.

Texto – Renato Alonso