Técnicos da Agência Ambiental da CETESB de Marília interditaram, em 28.09, o aterro sanitário municipal de Vera Cruz, localizado na zona oeste do Estado, por disposição irregular de resíduos. O aterro funcionava desde 2007 e estava com sua vida útil esgotada.

Apesar dos constantes alertas feitos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, sobre o esgotamento iminente da área, a Prefeitura não providenciou o licenciamento de um novo aterro, limitando-se a tentativa de destinar o lixo para sistemas de disposição localizados em municípios vizinhos, como nas cidades de Garça e Gália, opção que acabou não sendo escolhida como solução técnica final pela prefeitura de Vera Cruz.

Pelas irregularidades constatadas pelos técnicos da Agência de Marília, a Prefeitura vinha sendo autuada, inclusive, com a aplicação da penalidade de multa diária no valor de R$ 349,00, correspondente a 20 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESP´s.

Texto: Cristina Couto