A CETESB suspendeu a penalidade de multa diária de R$ 17.450,00, imposta desde 19/09, ao Shopping Center Norte, por considerar que foi atendida exigência feita pela agência, para a instalação de um sistema emergencial de drenos, destinado à extração do gás metano confinado em bolsões no subsolo do empreendimento. Após vistoria feita ontem (05/10), os técnicos da companhia ambiental constataram que o sistema de 10 drenos verticais estava operando em sua totalidade.

Dos 27 poços monitorados ontem, apenas dois acusaram pressão suficiente para a migração do metano ao ambiente interno do shopping. Os resultados permitiram avaliar que a operação dos drenos gerou pressão negativa no interior de grande parte dos poços situados nas imediações dos drenos, condição necessária para se prevenir a entrada do gás para o interior do edifício. Ressalta-se, porém, que se trata de uma primeira medição, sendo necessária sua continuidade para confirmar a eficiência e a eficácia do sistema implantado.

Apesar de atendida a exigência para a instalação dos drenos nas áreas mais críticas e emergenciais, a CETESB continua determinando que o Shopping Center Norte complemente as investigações em outras áreas do empreendimento, de 300 mil metros quadrados e 331 lojas, para se verificar a necessidade de ampliação do sistema de exaustão do metano. Também terá que complementar as investigações nas áreas do Lar Center e supermercado Carrefour.