O governador Geraldo Alckmin participou na quinta-feira (1/3), no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura de convênio com oito prefeituras paulistas, que receberam 1,1 milhão de reais através do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP, administrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e CETESB, para a aquisição de máquinas, equipamentos e veículos destinados a coleta, tratamento e disposição de resíduos domiciliares e da construção civil.

Foram liberados recursos para as prefeituras municipais de Bertioga, Borebi, Botucatu, Brotas, Caiuá, Cosmorama, Jales e São Luiz do Paraitinga. O FECOP foi instituído pela Lei Estadual nº 11.160, de 2002 e regulamentado pelo Decreto nº 46.482 do mesmo ano, com o objetivo de apoiar a Política Estadual de Controle da Poluição, através do incentivo a execução de projetos voltados ao controle, à preservação e à melhoria das condições ambientais do Estado.

No mesmo dia, foram assinados um total de 228 convênios com 182 municípios do Estado, repassando-os 88,2 milhões de reais para o investimento em obras de infraestrutura e melhoria da qualidade de vida da população.