Okano recebe visita do embaixador das Ilhas Fiji

O embaixador da República de Fiji, Cama Tuqilaqila Tuiloma, foi recebido nesta terça-feira 23, pelo presidente Otavio Okano e diretores, para continuidade das conversas visando ao estabelecimento de acordos de cooperação e de intercâmbio técnico e científico com a Cetesb. O embaixador Tuiloma já esteve em reunião na presidência em dezembro de 2013, quando se iniciou as discussões voltadas à cooperação bilateral entre a Agência Ambiental e as Ilhas Fiji, um arquipélago formado por 332 ilhas no Oceano Pacífico, na Oceania.
IMG_9880

Tuiloma reforçou, neste novo encontro, que seu país tem interesse na “expertise” da Cetesb na área de controle ambiental com as atividades industriais e produtivas, já que as Ilhas Fiji têm como um dos principais itens de sua economia o cultivo de cana e de produção de açúcar, ao lado do turismo e da indústria de pesca.

O embaixador lembrou que eventuais convênios com a agência ambiental paulista poderiam se estender também aos demais países insulares da região. São dezesseis países na região da Oceania, sobre os quais a República de Fiji mantém liderança e que poderiam se beneficiar dos acordos firmados com a instituição brasileira.

Além das questões de controle ambiental, outros pontos de interesse referem-se a assuntos relacionados ao tratamento de resíduos, aproveitamento energético, biodiversidade, legislação ambiental e reduções de emissões.

IMG_9884

Participaram da reunião o vice-presidente da Cetesb, Nelson Bugalho e os diretores Aruntho Savastano, de Controle e Licenciamento Ambiental e Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental, além do assistente executivo José Eduardo Bevilacqua, representando a Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental.