Você está visualizando atualmente Gestão dos resíduos sólidos é tema de debate em Assis

Experiência da CETESB é usada para apoiar os municípios na construção de soluções para a região

A diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) Patrícia Iglecias, acompanhada de técnicos, participou, na segunda-feira, 17 de junho, do Seminário Regional de Sustentabilidade Ambiental, realizado em Assis, pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP).

O seminário contou com palestras e também exposições de boas práticas dos 34 municípios consorciados do CIVAP, que atuam na busca de soluções para as questões ambientais. “A questão ambiental é responsabilidade de todos. E nossa região tem muito potencial para se desenvolver. Por isso, é importante debater este seminário”, disse o presidente do CIVAP e prefeito de Maracaí Eduardo Sotana.

De acordo com o promotor de Justiça de Assis Sérgio Campanharo, o meio ambiente está relacionado a toda a nossa vida, em vários os aspectos, inclusive o social e econômico.

Por todos esses motivos, avançar na agenda ambiental é fundamental. “Só vamos evoluir se trabalharmos em conjunto. Na CETESB temos o programa Portas Abertas, que recebe demandas diretamente dos setores produtivos para orientação, o que dá mais agilidade aos processos”, destacou Patrícia Iglecias, completando que a participação da CETESB no seminário reforça a parceria com o Civap.

Assim, os técnicos da CETESB Lia Helena Demange, João Luiz Potenza e Fernando Wolmer participaram do evento para apoiar tecnicamente os municípios na construção de soluções que atenda às necessidades da região.

De acordo com Lia Demange, na área de logística reversa é importante a participação dos municípios na colaboração, no controle dos pontos de coleta dos sistemas de logística reversa no comércio e na sua divulgação junto aos munícipes. “Os municípios também estão interessados em participar de Termos de Compromisso, o que facilitaria o fluxo de informações com a CETESB e estabeleceria regras para eventual remuneração do município, quando ele desempenhar funções no sistema de logística reversa”, contou.

Potenza palestrou sobre boas práticas visando redução de resíduos, logística reversa e SIGOR – Módulo Construção Civil, dando continuidade ao Programa CETESB Portas Abertas. “O Civap é um exemplo de como é possível fazer a gestão de resíduos de uma forma regional com ótimos resultados para todos”.

Para Fernando Wolmer, “o seminário foi uma oportunidade para orientar e informar aos municípios o que fazer para uma melhor gestão dos resíduos sólidos urbanos gerados, coletados, tratados e dispostos de maneira ambientalmente e sanitariamente correta”.

O gerente da Agência Ambiental de Assis João Adriano Alves falou do trabalho desenvolvido na região e reforçou que o objetivo da CETESB “é avançar na agenda ambiental e o evento é importante para capacitar os agentes públicos municipais, que são os executores das políticas públicas”.

Texto: Luciana Reis