CETESB e FETPESP assinam protocolo de intenções

Objetivo é desenvolver e avançar nas diretrizes do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel.

A diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglecias, e o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), Mauro Artur Herszkowicz, assinaram, em 06/09, um protocolo de intenções para implementação do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD).

“O protocolo assinado é uma ferramenta utilizada na manutenção da qualidade do ar no Estado e também uma maneira de fortalecer as parcerias do Governo com setores da sociedade. O trabalho conjunto é uma das metas do Programa Nova CETESB, em seu pilar de Portas Abertas.” Inicia Patrícia Iglecias.

O PMMVD apresenta como objetivo a diminuição da quantidade de veículos movidos a diesel em más condições de manutenção e a redução dos níveis de poluentes atmosféricos emitidos. As unidades móveis vinculadas ao FETPESP, cadastradas pela CETESB, deverão registrar sistematicamente as suas medições automotivas de acordo com a regulamentação vigente. As informações integrarão um banco de dados utilizado para gerenciamento e controle do Programa.

“A Federação conta com 30 mil ônibus que serão regulados e avaliados sistematicamente. A unidades passarão, por exemplo, pelo teste de opacidade.” Explica Mauro Artur Herszkowicz.

Para o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, “a assinatura do protocolo de intenções com um segmento tão representativo é uma contribuição importante para o controle das emissões veiculares.”

Patrícia Iglecias reforçou a relevância dos trabalhos desenvolvidos no Estado em prol da qualidade do ar. “As ações voltadas para o controle das emissões de poluentes feitas em São Paulo causam reflexos em outros Estados. Na verdade, recentemente, representantes do Governo Paulista estiveram na China, que se interessou pelos métodos desenvolvidos em São Paulo para controle dos poluentes.”

Texto: Cristina Couto
Fotografia: F. Lucrécio Jr.