Você está visualizando atualmente CETESB na “Pocket Conference” da revista VIDI World

Política de Estado para a Sustentabilidade foi o tema da apresentação da diretora-presidente

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou nesta terça-feira (3/9), da “Pocket Conference” promovida pela revista VIDI World, um dos segmentos editoriais do Grupo Innsbruck, voltado para o fomento de discussões entre a comunidade empreendedora em âmbito global, com o intuito de gerar estímulos para ações voltadas a programas e projetos relacionados ao universo da inovação, pesquisa e sustentabilidade.

Ao falar a um grupo de empresários que representam setores da economia criativa e sustentável, Patrícia Iglecias apresentou o trabalho que a CETESB vem desenvolvendo ao longo de cinco décadas, em busca da preservação e recuperação ambiental do Estado de São Paulo.

Abordou, especificamente, o que a Companhia vem realizando na área de licenciamento, logística reversa, prevenção e controle da poluição, análises de risco, resíduos, cooperação internacional, entre outros.
Segundo Patrícia, é preciso haver um equilíbrio entre os seres humanos, o meio ambiente e as atividades econômicas e sociais com foco na prevenção, para assegurar a melhoria continua da qualidade do meio ambiente, de forma a atender as expectativas da sociedade.

“Temos o compromisso de aprimorar os padrões de excelência de gestão ambiental e os serviços prestados aos usuários e à população em geral, assegurando a superação da atuação da CETESB como centro de referência nacional e internacional, no campo ambiental e na proteção da saúde pública”, disse.

Nesse sentido, apresentou o Via Rápido Ambiental (VRA), um sistema simplificado de licenciamento online instituído pela CETESB, voltado à empreendimentos com baixo potencial de impacto ambiental, que resultou em maior eficiência, praticidade, agilidade e sem custos para o empreendedor.

A CETESB atende, em média, 230 pedidos de licenciamento por dia; até 03/09, mais de 38 mil solicitações foram atendidas, são 33% a mais de produtividade comparado a 2018. Isso representa R$ 38 bilhões no total de investimentos dos empreendimentos já licenciados em 2019 e R$ 17 bilhões de investimentos de empreendimentos atualmente em análise.

Patrícia Iglecias também ressaltou em sua apresentação, a importância do Sistema de Logística Reversa como pré-requisito para conceder ou renovar licenças ambientais, para empresas que firmaram compromissos visando recolher e dar encaminhamento adequado de produtos pós-consumo.

Outro ponto de destaque foi a apresentação do programa “CETESB de Portas Abertas”, o novo canal de comunicação direto com o setor público e privado, para a transferência de experiências e de conhecimentos, e que reflete no aperfeiçoamento do licenciamento, além de novas parcerias para implantação de novas tecnologias.

Texto: Rosely Ferreira
Fotos: Francisco Lucrécio