Você está visualizando atualmente Meeting Empresarial contou com a CETESB em sua primeira edição

A diretora-presidente da Cetesb, Patricia Iglecias, foi uma das convidadas do 1º Meeting Empresarial realizado na cidade de Itu, em 10/12. Acompanhada do assistente da presidência João Potenza e do gerente da Agência Ambiental local, Allan Cellim da Silva, ela explanou sobre o Acordo Ambiental São Paulo e Logística Reversa.

O prefeito Guilherme Gazzola deu boas-vindas e agradeceu em especial a presença da presidente ao evento. Em suas palavras, “a CETESB, hoje, consegue fazer um mix entre a competência técnica de seu quadro e a visão de gestão de sua presidente. A capacidade de compreensão de que a CETESB é uma instituição feita para alavancar o desenvolvimento”.

Patrícia Iglecias iniciou sua fala agradecendo o convite e contextualizando a Companhia no cenário nacional e internacional. Comentou a respeito da participação do governo paulista na COP 26, realizada em novembro na Escócia, salientando o lançamento da publicação “Acordo Ambiental São Paulo: 56 cases de sucesso na agenda climática”.

Sobre o Acordo Ambiental São Paulo, a presidente relatou seu início, com a participação de 55 empresas, seguindo o modelo do Acordo de Paris, como protagonista e indutor de políticas públicas, fundamental no avanço da agenda do clima. Até novembro de 2021, aderiram voluntariamente ao Acordo 1.347 instituições.

Dentro desse espírito foi concebida, no âmbito do Acordo Ambiental SP, a Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas e seus dois Grupos de Trabalho – Boas Práticas e Ferramentas. O recém-lançado livro na COP 26 é produto das ações coordenadas pela Câmara, de uma adesão voluntária e da preocupação pela qualidade de vida das futuras gerações e da sustentabilidade.

“O Acordo Ambiental São Paulo pode ser seguido por empresas e instituições mundiais. O que presenciamos na Escócia foram propostas e São Paulo apresentou resultados”, afirmou Patrícia Iglecias.

Sobre a Logística Reversa, salientou a relevância da destinação correta dos produtos, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010.

“Hoje, é preciso pensar na reciclabilidade, na redução e na geração dos resíduos, dar informações ao consumidor, e isso é válido para qualquer produto. Significa dizer, que cada elo deve fazer sua parte – o produtor, o comerciante, o poder público e o consumidor -”, concluiu sobre o tema Patrícia Iglecias.

Presentes também ao evento as autoridades do município: secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Verônica Sabatino, secretário de Educação e interino da Habitação Plínio Bernardi Júnior, secretário de Emprego Olavo Volpato, o assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, além de empreendedores da região.

Acordo Ambiental São Paulo: 56 cases de sucesso na agenda climática

Patrícia Iglecias
Prefeito da cidade de Itu
Da esquerda para direita – Allan Cellim da Silva, Patrícia Iglecias, Guilherme Gazzola e João Potenza