Você está visualizando atualmente Setor de Atendimento a Emergências recebe picape 4×4 adaptada

O EEEQ – setor de Atendimento a Emergências, da diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, acaba de receber uma picape 4×4, totalmente adaptada, para atender emergências químicas. A nova viatura foi entregue como parte do projeto FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

A nova aquisição vem reforçar o trabalho técnico desenvolvido por 20 empregados, que compõem o Setor. “Nossa atividade principal é o atendimento a emergências químicas. O Setor existe há mais de 40 anos, mas temos uma série de outras tarefas correlacionadas.” Explicou Mauro de Souza Teixeira, gerente do setor.

A picape foi uma ótima aquisição, por ser compacta, entra em locais não acessados pelos caminhões utilizados no trabalho rotineiro. Além disso, nem todos da equipe dirigem veículos de grande porte.

Mauro Teixeira informou que a CETESB teve uma contrapartida no Projeto FEHIDRO, que inclui capacitações. “Em maio, iniciaremos o treinamento de 540 agentes públicos e privados dos 36 municípios da bacia hidrográfica do Alto Tietê. Inicialmente, serão treinados 120 agentes dos cinco municípios da sub – bacia do Juqueri-Cantareira, na resposta a acidentes com produtos químicos, visando uma proteção dos recursos hídricos da região.”

Em junho, uma capacitação semelhante será levada aos agentes do litoral Sul e região portuária de Santos, dentro do projeto APELL – Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local, formando 150 pessoas, aproximadamente. No segundo semestre, a equipe treinará um grupo de funcionários do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com representantes de todos os Estados onde o Instituto atua. O treinamento será em emergências químicas.

Outras atividades

O Setor conta com 20 empregados com formação técnica multidisciplinar, como biólogos, químicos, técnicos e engenheiros, o que aprimora e agiliza o desenvolvimento dos trabalhos.

A atividade principal é o atendimento a emergências químicas, mas existe uma série de outras tarefas correlacionadas. Dentre elas, a análise e manifestação do Setor nos processos de licenciamento ambiental, quando solicitado pelas diretorias de Avaliação de Impacto Ambiental e de Controle e Licenciamento Ambiental.

O EEEQ participa, ainda, de comissões associadas aos temas de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Químicas, bem como da elaboração e revisão de normas técnicas da CETESB, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Projetos de Lei, Decretos, Portarias e demais regulamentações associadas a riscos tecnológicos de origem química.

O setor de Atendimento a Emergências concentra experiência única no País, é uma bagagem exclusiva do Estado de São Paulo. Por isso é primordial compartilhar o conhecimento com outras instituições.

Texto: Cristina Olivette
Revisão: Cristina Couto
Fotografia: José Jorge.