Você está visualizando atualmente CETESB participa de Conferência das Partes (COP-5) da Convenção de Minamata, na Suíça

A Companhia Ambiental de São Paulo, por meio de seu Centro Regional da Convenção de Estocolmo (CRCE), participou da Quinta Conferência das Partes (COP-5) da Convenção de Minamata sobre Mercúrio, realizada em Genebra de 30 de outubro a 3 de novembro de 2023, ao lado da delegação brasileira, composta por representantes dos ministérios das Relações Exteriores, de Meio Ambiente, da Saúde, dos Povos Indígenas, além do IBAMA e da ANVISA.

A COP-5 teve início comemorando seus 10 anos de existência e fazendo um balanço dos avanços e desafios para o enfrentamento da questão, que continua sendo um problema em diversas partes do mundo.

Ao longo da semana foram feitos apontamentos em diversos temas: eliminação gradual de lâmpadas fluorescentes e baterias com mercúrio, eliminação do mercúrio em cosméticos, criação de guias para controle de emissões e lançamentos, promover indicadores de efetividade de ações, entre outros.

O CRCE participou dos painéis e discussões e também manteve seu estande institucional, apresentando os trabalhos realizados sobre mercúrio na CETESB, com o intuito de apoiar a implementação das Convenções em outros locais por meio de capacidade técnica e transferência de conhecimento e tecnologia.

Representaram o CRCE Lady Virginia Traldi Meneses, gerente do Setor de Acordos Multilaterais e Gilson Alves Quinaglia , Assessor da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental.

Convenção de Minamata

Em 2013, os governos se comprometeram em eliminar globalmente o uso do mercúrio e seus compostos por meio de acordo multilateral, com o lema Make Mercury History” – “fazer do Mercúrio uma História”.

Atualmente, com 147 países partes, a Convenção de Minamata foi impulsionada pelo consenso científico global sobre os efeitos adversos do mercúrio e compostos de mercúrio aos pulmões e rins, causando distúrbios neurológicos, digestivos, erupções cutâneas, insuficiência renal e alterações no sistema imune, adotando-se diversas medidas para proteção da saúde e do meio ambiente.

Para mais informações sobre o Centro Regional, acesse: https://cetesb.sp.gov.br/centroregional