Você está visualizando atualmente Empresas paulistas são estimuladas a dirigirem seus investimentos no rumo da descarbonização

A CETESB, por meio de seu diretor-presidente, Thomaz Toledo, e de sua diretoria de Gestão Corporativa e Sustentabilidade, participou, em 27/11, do lançamento do “Compromisso SP Carbono Zero”, que tem como foco incentivar uma frente de lideranças comprometidas com a cultura da descarbonização, alinhada à campanha “Race to Zero”, da ONU, cuja meta é zerar as emissões líquidas de carbono, até 2050.

A Agência Ambiental Paulista, ao longo dos anos, prepara as empresas a identificarem suas emissões de GEE – gases de efeito estufa e, desta forma, contribuir para o aprimoramento de suas gestões e definições de metas de descarbonização. Conforme destacou Thomaz Toledo, a CETESB vai participar da corrida, como principal agente executivo da subsecretaria estadual de Meio Ambiente. Ele lembrou que a Companhia solicita ano a ano, desde 2012, das empresas com alto potencial de emissões de gases de efeito estufa, os inventários de emissão dos GEEs. “Então, nós temos hoje, 2023, uma base histórica, um perfil de emissão dessa indústria e, a partir dele, serão estabelecidos os planos de investimentos na corrida dos horizontes decenais, que é de 2030, 2040 e 2050”, pontuou Thomaz.

Secretária de Infraestrutura Meio Ambiente e Logística Natália Resende

Para o dirigente, a orientação do Governo do Estado e da SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística é no sentido de que a CETESB trabalhe não só com ferramentas de fiscalização e controle, mas desenvolva novos instrumentos da agenda de sustentabilidade. “Assim, teremos em São Paulo uma economia forte, responsável e que dirige seus investimentos no rumo da descarbonização”, concluiu.

O Compromisso SP Carbono Zero estimula as organizações localizadas no território paulista a apresentarem seu inventário de emissões diretas e estabelecerem uma trajetória de descarbonização, até 2050 – uma espécie de “visão de futuro”. Ao aderirem de forma voluntária, elas precisam informar suas emissões e seus marcos temporais de redução de emissões para 2030, 2040 e 2050. Em contrapartida, receberão um reconhecimento do Governo, conforme o nível de compromisso informado.

As organizações que fornecerem as informações e tiverem aderido à campanha Race to Zero serão enquadradas na categoria Platina, caso se enquadrem na lista de atividades com obrigatoriedade de envio de inventário de GEE estabelecidas pela CETESB, ou Ouro, se estiverem abaixo dessa linha, mas ainda assim, dentro das metas da ONU. As que não aderiram à campanha, mas fornecerem suas trajetórias de emissão com neutralidade prevista para 2050, entram na categoria Prata. Aquelas que informarem não poder atingir a neutralidade, em 2050, mas que fornecerem inventário e trajetórias, serão classificadas como Bronze. Por fim, casos de sucesso relevantes receberão uma Menção do Estado.

Para mais informações, acesse: https://semil.sp.gov.br/2023/11/as-vesperas-da-cop28-em-dubai-sao-paulo-lanca-compromisso-sp-carbono-zero/

Assista abaixo como foi o lançamento: