agropecuaria

 

CETESB. Emissões do Setor de Agropecuária: Relatório de Referência. 1º Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2015.

Leia Mais

 

agropecuária

O Relatório de Referência do Setor de Agropecuária é parte integrante do 1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeitos Estufas Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo, coordenado pelo PROCLIMA/CETESB com o apoio da Embaixada Britânica do Brasil.

Este documento foi elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), no âmbito do Projeto “Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo”. O presente relatório reúne cinco documentos sobre as emissões de Pecuária – Fermentação Entérica e Dejetos; Cultivo de Arroz Irrigado; Queima de Resíduos Agrícolas; Solos Agrícolas e Manejo de Dejetos e Calagem. O desenvolvimento das estimativas se baseou nos métodos de 1996 e 2000 do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), resultando em um trabalho com transparência e comparabilidade com a Comunicação Nacional das Emissões de Gases de Efeito Estufa do país.

Os dados das atividades e os fatores de emissão foram levantados junto aos subsetores. Para a maioria das variáveis apresentadas no método aplicado nas estimativas de gases de efeito estufa (GEE), foram empregados dados nacionais e estaduais publicados, e os gases inventariados foram o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o óxido de nitrogênio (NOx).