A CETESB lançou a publicação “Aldrin, Dieldrin e Endrin – Valores de Referência de toxicidade para a Saúde Humana”, durante evento realizado nesta quarta-feira (06/08), na Biblioteca Lucas Nogueira Garcez, na sede da Companhia.

Prestigiaram o evento o presidente Fernando Rei, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli, e Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais, entre outros funcionários.

Em decorrência da falta de valores de toxicidade recomendados para o país, a CETESB iniciou o projeto “Levantamento e definição de dados toxicológicos para contaminantes químicos ambientais relacionados à saúde humana”, a serem adotados pela agência em suas ações ambientais. O trabalho foi coordenado pelo Setor de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental – EAMT e pela Divisão de Toxicologia, Genotoxicidade e Microbiologia Ambiental – EAM. Esta publicação técnica é o primeiro produto do projeto, onde são apresentados os valores de referência de toxicidade para a saúde humana do aldrin, dieldrin e endrin – poluentes orgânicos persistentes (POPs) – , a serem adotados pela CETESB. Esses valores foram baseados nas informações técnico-científicas disponíveis na literatura e embasados nas mais recentes diretrizes da USEPA. A produção e uso dessas substâncias já foram banidas no mundo, mas elas ainda são encontradas em áreas contaminadas no Estado de São Paulo. A publicação está disponível na íntegra, na internet, no site da CETESB, acessando-se pelo item “Publicações”.

Texto
Renato Alonso