Com seus reconhecidos impactos sócio-econômicos para o país, o setor de matéria-prima destinada à construção civil vem procurando se aprimorar na adoção de uma firme política de sustentabilidade que traga reflexos positivos ao meio ambiente. Neste sentido, um dos maiores grupos produtores de cimento e concreto da América do Sul, a empresa Camargo Corrêa Cimentos e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB
fecharam acordo para o desenvolvimento de pesquisas voltadas às práticas sustentáveis inovadoras na cadeia produtiva da construção.

“Cada vez mais o setor produtivo e o governamental se aproximam para uma parceria pró-ativa, abrindo oportunidades de inovação e de construção de um novo modelo de desenvolvimento que garantirá bons negócios e de forma ambientalmente sustentável”, afirmou Fernando Rei, presidente da CETESB.

Uma eventual cooperação que será negociada refere-se a estudos para o desenvolvimento de critérios de licitação sustentável aplicados a cimentos e concreto de baixo teor de emissão de carbono. A Camargo Corrêa Cimentos já negocia com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT o apoio técnico para o desenvolvimento de pesquisas para a geração de produtos com menor emissão de carbono, que poderiam ser aplicados em usos de estruturas com menor exigência técnica.

A CETESB trabalhará no sentido de superar as dificuldades para a introdução destes produtos, identificando possibilidades e, principalmente desenvolvendo critérios para o lançamento de licitações sustentáveis junto ao mercado, como contribuição ao Programa Estadual de Construção Civil Sustentável, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SMA.

Outra linha de cooperação a ser proposta, a partir da formação de um Grupo de Trabalho entre as duas instituições, deverá se pautar na avaliação das possibilidades de reaproveitamento de gases refrigerantes (CFC e HCFC).

O acordo, oficializado, em 16.09, na sede da agência ambiental, foi assinado pelo presidente Fernando Rei e a diretora de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental, Ana Cristina Pasini da Costa, da CETESB e Humberto Junqueira de Farias e Cláudio Borin Guedes Palaia, respectivamente presidente e diretor da Camargo Corrêa Cimentos.

Texto
Renato Alonso
Fotografia
Gabriel Iorio