Reforçando sua posição como Centro Regional para a América Latina e Caribe, estabelecida pela Convenção de Estocolmo sobre poluentes orgânicos persistentes, a CETESB vem expandindo sua missão de apoiar e prestar assistência técnica aos países que pretendem desenvolver políticas voltadas à eliminação dessas substâncias tóxicas conhecidas como POPs e, agora, negocia acordos de cooperação com países africanos.

Na última quinta-feira (6/2), representantes das Repúblicas de Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, estiveram reunidos com o presidente e o vice-presidente da CETESB, Otavio Okano e Nelson Bugalho, respectivamente, iniciando tratativas para estabelecer acordos de cooperação nas áreas de construção e capacitação de laboratórios, de gestão de resíduos perigosos e de áreas contaminadas. Futuramente, pretende-se estruturar uma rede interlaboratorial voltada a analisar fontes potenciais de contaminação por POPs, auxiliando no efetivo desenvolvimento de estratégias e planos de ação para controle dessas substâncias produzidas pelo homem.

As negociações com os governos africanos iniciaram-se em maio de 2013, quando o vice-presidente Nelson Bugalho esteve reunido com a vice-ministra para a Coordenação de Ação Ambiental de Moçambique, Ana Chichava. Na oportunidade, foram discutidas formas de cooperação em áreas de interesse daquele país com o Centro Regional/CETESB.

“Foi uma prova de qualidade técnica da CETESB dentro do cenário internacional , fortalecendo seu papel como Centro Regional”, observou Lady Virgínia Traldi Menezes, gerente da Divisão de Acordos Multilaterais da agência ambiental paulista. De acordo com os dirigentes Otavio Okano e Nelson Bugalho, a visibilidade internacional que a instituição vem alcançando com esses acordos de cooperação internacionais – recentemente foi formalizada uma parceria com a República Checa – , a credenciam como uma companhia de excelência e expertise no campo de defesa do meio ambiente.