“De 2011 até 2014, a CETESB não perdeu nenhum prazo estabelecido para a emissão de um licenciamento. Com certeza, avançamos muito neste período”. Com essas palavras, o presidente Otavio Okano iniciou sua explanação na reunião realizada nesta quinta-feira (11), no auditório Augusto Ruschi, que teve como objetivo divulgar o balanço dos últimos quatro anos da atual gestão da Companhia.

Falando sobre os avanços de sua gestão, Okano ressaltou ao corpo gerencial e funcionários que, a meta de manter o trabalho realizado pela CETESB com um alto nível de excelência, foi um compromisso que se concretizou com grande êxito. “Investimos na capacitação como forma de garantir uma boa condução dos projetos. Criamos, inclusive, a Escola Superior CETESB, que muito nos honra”, acrescentou.

Lembrou, ainda, entre outras conquistas, a iniciativa de renovar a frota de veículos da empresa, um de seus compromissos ao iniciar o governo. ‘Era uma reclamação constante entre os técnicos, que eram obrigados a realizar vistorias diárias, muitas vezes dirigindo por vários quilômetros e enfrentando caminhos difíceis, em carros antigos que ofereciam riscos.”

Sergio Meireles, ao fazer o balanço da Diretoria de Gestão Corporativa, relatou que a adequação física dos espaços da sede, das agências ambientais e dos laboratórios, foi um dos projetos concretizados de sua diretoria. “Agora, nossos funcionários dispõem de locais adequados para desenvolver suas atividades diárias”, observou.
Lembrou, também, que durante os quatro anos da atual gestão, a CETESB garantiu acordos salariais com índices acima da inflação. Para Meireles, a maior vitória administrativa foi a manutenção do Plano de Participação de Resultados (PPR), possível graças ao estabelecimento de um planejamento financeiro adequado.

Aruntho Savastano Neto, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental, em sua prestação de contas observou que o reequilíbrio das equipes técnicas e administrativas do Controle, foi um fator primordial para a redução do passivo dos processos. Aruntho ressaltou, ainda, que houve a continuidade nos trabalhos da diretoria, mas com uma evolução no número de inspeções e fiscalizações realizadas.

Destacou, também, o trabalho de monitoramento e as exigências técnicas feitas para garantir a remediação de várias áreas contaminadas no Estado, frisando que o reuso desses locais pela sociedade, sem custos para os cofres públicos, foi um trabalho árduo, mas compensatório. Ao final, mencionou a publicação do Manual de Atendimento de Emergências Químicas, que se tornou uma referência nacional no tema.

Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, iniciou seu relato frisando sobre a grande importância dos departamentos de sua diretoria em ter conseguido oferecer à população, com presteza e agilidade, informações sobre a qualidade das águas, das praias e do ar. Ressaltou, também, o fato da CETESB vir a ser, ainda mais, o órgão de referência nacional para a homologação veicular, com os avanços técnicos que serão adquiridos com os novos laboratórios de veículos implantados no ABC paulista, com inauguração prevista para o início de 2015. Outro fato importante lembrado pelo diretor foi a modernização e aumento das estações de qualidade do ar no Estado, que passaram de 44, em 2011, para 52 em 2014.

Ana Cristina Pasini da Costa, diretora de Avaliação de Impacto Ambiental, relatou que a sua diretoria implementou o sistema do pensar entre os seus funcionários, onde o uso da criatividade colabora com uma boa resolução dos problemas. “Apesar de contar com uma equipe reduzida, conseguimos, com o uso da criatividade aliado ao conhecimento, agilizar os processos de licenciamento”, disse. Para Ana Cristina, dois projetos recém-finalizados, serão ferramentas importantes para se avançar, ainda mais, na questão do licenciamento ambiental: a criação da Sala dos Cenários e o futuro lançamento dos manuais de orientação do licenciamento.

Finalmente, o vice-presidente Nelson Bugalho, falando aos funcionários, fez questão de ressaltar a importância do conjunto de gerentes e funcionários para tornar a CETESB reconhecida mundialmente. Na sua visão, “a confiabilidade da CETEB frente à sociedade é um mérito do seu corpo funcional”, afirmou. Bugalho destacou a participação da vice-presidência nos Inventários de Gases do Efeito Estufa, no apoio para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e na criação do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos.

Além de assistir a apresentação do Balanço da Gestão 2011/2014, todos os presentes também tiveram a oportunidade de desfrutar da palestra do navegador Amyr Klink. O palestrante encantou os presentes ao relatar as suas aventuras como navegador. Ao procurar fazer uma analogia com a missão da Agência, frisou que, sem um bom planejamento e metas definidas, não se obtém êxito em nenhum campo de trabalho.

Foi desta forma que ele conseguiu cumprir uma de suas missões mais importantes, que foi navegar da cidade de Parati, no Estado do Rio de Janeiro, até o continente Antártico, no ano de 1998 e, mais tarde, o primeiro navegador a conseguir dar a volta no planeta em um veleiro. Hoje, além de construir embarcações e continuar viajando pelos mares, Amyr Klink faz uma média de 120 palestras por ano falando sobre gestão e liderança.

Texto: Cristina Couto
Foto: Jose Jorge.