• O que é radiação UV-B?

    R: Radiação em geral é a energia que vem do Sol. Esta energia é distribuída em vários comprimentos de onda: desde o infra-vermelho até o ultra-violeta (UV), passando pelo visível, onde a energia é máxima. Na parte do UV, existe o UV-C, que é totalmente absorvido na atmosfera terrestre; o UV-A, que não é absorvido pela atmosfera; e o UV-B, que é absorvido pela camada de ozônio.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Por que a radiação UV-B é tão importante?

    R: A radiação UV-B torna-se importante pelo fato de ser responsável por inúmeras seqüelas nos seres vivos, como o câncer de pele, a doença mais citada pelos médicos. Tem efeitos indesejáveis também na visão, onde pode produzir catarata, e influencia negativamente o DNA das células, diminuindo as defesas naturais do organismo.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • A radiação UV-B está aumentando?

    R: É um fato, registrado por medidas em vários locais do mundo, que a camada de ozônio está diminuindo, numa taxa média anual de 4% por década. Como a camada é o único filtro natural protetor contra a radiação UV-B, esta radiação deve aumentar nos próximos anos. A radiação UV-B está sendo monitorada em todo o mundo, inclusive no Brasil pelo INPE. Ainda não há evidências concretas mostrando um aumento do UV-B nos últimos anos. Mas tudo leva a crer, teoricamente, de que a radiação UV-B deverá aumentar nos próximos anos.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • O que é o índice de UV-B?

    R: O índice de UV-B é um número, numa escala de 0 a 16, que indica a intensidade do sol num determinado instante, ou num determinado dia (valor máximo). É determinado, no Brasil, pelo INPE, e tem base numa rede de medidores de radiação UV-B espalhados no Brasil de modo a cobrir o país de maneira adequada.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Para que serve o índice de UV-B?

    R: O índice de UV-B serve para orientar cada pessoa e, de acordo com o seu biotipo, quanto tempo pode ficar no Sol sem se queimar, isto é, quanto tempo, em minutos, pode ficar exposto à radiação UV-B com a sua própria resistência interna, sem prejudicar a sua saúde.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Como determinar o biotipo da pessoa?

    R: Na questão relativa ao índice de UV-B, é mais fácil dividir a sensibilidade da pele humana do paciente em quatro grupos. Cada paciente pode facilmente se identificar dentro de cada um deles. O mais sensível é o tipo A, que tem a pele muito branca; o mais resistente é o tipo D, aquele que tem a pele negra; além destes extremos há dois casos intermediários, o tipo B, que é o moreno claro; e o moreno escuro, tipo C.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Como achar os tempos de exposição permissíveis?

    R: O tempo de exposição permissível ao Sol, sem queimar, foi determinado por médicos dermatologistas através de experiências com pessoas. Os valores em minutos, para cada um dos biotipos, constam da tabela especial (abaixo) composta pelo laboratório de ozônio do INPE.

    Tipo A Pele muito branca, a mais sensível;
    Tipo B Pele moreno-clara;
    Tipo C Pele moreno-escura;
    Tipo D Pele negra, a menos sensível

    Tabela de Tempo de Exposição Segura ao Sol (UV-B), Sem Queimar, em Minutos (Valores Médios)

    Valor do

    Índice UV-B*

    Pele

    Tipo A

    Pele

    Tipo B

    Pele

    Tipo C

    Pele

    Tipo D

    0-2

    30

    60

    90

    120

    3

    20

    47

    70

    90

    4

    15

    32

    50

    75

    5

    12

    25

    40

    60

    6

    10

    22

    35

    50

    7

    8,5

    19

    30

    40

    8

    7,5

    17

    26

    35

    9

    7

    15

    24

    33

    10

    6

    14

    22

    30

    11

    5,5

    13

    20

    27

    12

    5

    12

    19

    25

    13

    4,5

    11

    18

    23

    14

    4

    10

    17

    21

    15

    3,5

    9

    15

    20

    *O Índice de UV-B é fornecido pelo INPE/Laboratório de Ozônio, e corresponde à intensidade da radiação UV-B medida.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Como aumentar o tempo de exposição ao Sol?

    R: A interpretação da Tabela de Exposição (na pergunta “Como achar os tempos de exposição permissíveis?”) mostra que o tempo que cada pessoa pode ficar ao Sol sem se queimar é relativamente pequeno, de alguns minutos. Mas é possível ficar mais tempo no Sol, com alguns cuidados que protegerão a pele, como o uso do guarda-sol, de chapéu, camiseta, óculos, etc. No entanto, a maneira mais correta de se proteger do Sol atualmente é através do uso de protetores solares químicos, disponíveis no mercado (deve-se passar estes filtros solares mais de uma vez durante o banho de sol).Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Quantas vezes aumenta a proteção com os filtros solares?

    R: Os filtros solares normalmente vêm com uma indicação numérica, bem visível, estampada no frasco, por exemplo, 15. Este é o chamado fator de proteção. Ele indica quantas vezes mais, em minutos, o paciente pode ficar ao Sol, com total proteção. Assim, se a Tabela de Exposição indica, para um certo índice de UV-B, que o tempo de exposição é de 5 minutos, com o protetor de fator 15, o paciente poderá ficar 15X5=75 minutos ao Sol.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Qual o filtro solar que a pessoa deve usar?

    R: Isto depende de quanto tempo se pretende ficar ao Sol. Mas os fatores de proteção mais altos nem sempre são necessários. Como regra geral, deve-se recomendar no mínimo o fator de proteção 15, que é muito eficaz, mais barato, e normalmente é suficiente para proteger o banhista médio. Para casos específicos, consulte o seu médico.Fonte: Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • Nossos pais não se preocupavam tanto com o Sol, porque nós nos preocupamos?

    R: Por que o meio ambiente em que vivemos, assim como a camada de ozônio, está mudando. Nas próximas décadas mais ozônio será destruído, e tudo leva a crer que a incidência de UV-B irá aumentar. Por isto é importante que todos tomem mais cuidado. Quem não tomar as precauções necessárias para se proteger da radiação terá grande probabilidade de sofrer danos à sua própria saúde.Fonte: Adaptação do Laboratório de Ozônio do INPE,  (acesso em julho/2004).

  • A elevadas altitudes a exposição ao UV é maior?

    R: Sim. Elevadas altitudes tem menos atmosfera na parte de cima, como evidenciado pelo ar rarefeito e pela baixa pressão atmosférica. O aumento nas radiações UV é de aproximados 5-10% para cada quilômetro de elevação. Freqüentemente, outros fatores aliados à grossura da atmosfera causam diferenças maiores nas radiações UV entre elevações. A neve, comum em elevadas altitudes, pode refletir a radiação, aumentando-a. Baixas altitudes tendem a ter mais neblina e atmosfera mais poluída que podem bloquear as radiações UV.Fonte: Tradução livre da Secretaria de Ozônio da UNEP,  (acesso em julho/2004).