Dirigentes de Organizações Internacionais e Redes de Governos Regionais participaram na semana passada, na cidade de Montecristi, na província de Manabí, no Equador, da III Assembléia Mundial de Regiões do Fórum Global de Associações de Regiões-FOGAR, a /ONU/ das Regiões e dos Estados Federados. As assembléias anteriores foram realizadas em Marseille, na França e em Tânger, Marrocos, e a sua terceira versão, pela primeira vez na América Latina, reuniu mais de 400 governadores e presidentes de governos subnacionais da Europa, África e Américas. O evento foi aberto pelo presidente Rafael Correa, que compareceu na companhia do ministro das Relações Exteriores, Ricardo Patino e outros ministros de Estado equatorianos, o que denota a importância da reunião para aquele mandatário. O Estado de São Paulo esteve representado pelo presidente da CETESB, Fernando Rei, que na oportunidade também representava a Co-Presidência Sul da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável – nrg4SD.

A agenda incluiu um seminário sobre o “Fortalecimento da Descentralização: uma resposta à globalização”, com participação direta e em video-conferência de líderes mundiais e diversas autoridades regionais e nacionais, incluindo Danuta Hubner, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu; Johannes Hahn, Comissário Europeu para Políticas Regionais, Satou Cueye, Ministro para a Cooperação Descentralizada do Senegal, entre outros.

O objetivo do encontro foi discutir as principais estratégias para o fortalecimento do papel dos governos regionais em todo o mundo, para garantir sua participação no processo de globalização e nas negociações multilaterais das Nações Unidas. Dentro do cronograma de trabalho planejado, foram abordados temas como reconhecimento das Regiões e Estados Federados, governança global e descentralização e reforço das redes regionais.

Durante o evento foi eleito o novo Bureau Diretivo do Fogar. O presidente cessante, Claudio Martini, Governador da Toscana, empossou Michel Vauzelle, Presidente do Governo da Província de Provence-Alpes-Côte d´Azur, na Presidência de Fogar, bem como ao Governador da Provìncia de Azuay, Paul Carrasco, como 1º Vice-Presidente. Fernando Rei, Presidente da Cetesb, Aliou Niang, Presidente de Governo de Saint Loius e Presidente da associação de Regiões do Senegal, e Bouamor Taghouan, Presidente da Região de Rabat-Salè-Zemmour assumiram Vice-Presidências. A Tesouraria ficou sob a responsabilidade de Rafael Hueso, Diretor de Cooperação Inter-regional do País Basco.

Renato Alonso