Você está visualizando atualmente Plantio de nativas e educação ambiental marcam Dia da Árvore

Foto: A figueira das lágrimas (Ricardo Cardim)

O Dia da Árvore esse ano marca também a chegada da primavera no hemisfério sul. Quinta-feira, 21/09, o secretário de meio ambiente Maurício Brusadin, em comemoração à data, vai realizar o plantio de espécies representativas de nossa flora em unidades de conservação da capital. No interior também ocorrerão outros plantios.

A agenda tem início às 9h, na Cetesb. Continua, às 10h30 no Parque Alberto Löfgren (Horto Florestal), em parceria com o Instituto Florestal e Polícia Militar Ambiental. Às 14h, é a vez do Instituto de Botânica. No fim de tarde, às 16h, o secretário, acompanhado do secretário adjunto Eduardo Trani, plantará um clone da Figueira das Lágrimas, no Parque Villa-Lobos.

A Figueira das Lágrimas é considerada a árvore mais antiga da cidade de São Paulo. Localizada no bairro do Ipiranga, em um dos pontos de saída para o litoral, ficou assim conhecida por ser palco de despedidas, o que gerava muitas lágrimas.

A Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, por meio dos parques estaduais da Cantareira, da Serra do Mar e da Ilha Anchieta, realizam durante a semana atividades que visam refletir sobre a importância da conservação das florestas, conscientização ambiental e ampliação do conhecimento, além de ações de reflorestamento.

Parque Estadual Cantareira (PEC)

Parque Estadual Cantareira (PEC), na grande São Paulo, dedica a semana toda para homenagear as árvores, nos núcleos Pedra Grande, Engordador e Cabuçu. No PEC, a programação é voltada para grupos de escolas previamente agendadas e aberta aos visitantes de fim de semana. O evento será gratuito, sendo cobrado apenas o ingresso de acesso ao parque.

No Núcleo Pedra Grande, de 26 a 29 de setembro, das 9h às 11h30, e das 14h às 16h, será feita uma dinâmica no centro de visitantes chamada “Pindorama – Terra de Palmeiras”, em que serão utilizados recursos audiovisuais mostrando a interação dos animais com a floresta. Também será realizada uma trilha dentro da mata a fim de unir a teoria mostrada no auditório com a vivência da interação com a natureza.

No Núcleo Engordador, de 19 a 22 de setembro, das 9h às 11h30, e das 13h30 às 16h30, acontece a exposição “Exsicatas – Árvores da Cantareira” e a Trilha do Macuco, com explicações sobre algumas espécies de árvores encontradas nesta unidade de conservação, como a palmeira-juçara, a samambaia-açu, a embaúba e o cedro-rosa, entre outras. Em seguida, haverá oficina para produção de árvores artesanais e um jogo ambiental, com perguntas sobre as espécies nativas explicadas na trilha e distribuição de mudas.

No Núcleo Cabuçu, de 19 a 24 de setembro, das 14h às 16h, a temática do desmatamento e reflorestamento será abordada com o auxílio de recursos audiovisuais, seguida de uma gincana, em que os participantes deverão descobrir quais animais habitam nossas árvores. Depois, os alunos farão um experimento próximo à represa, abordando a importância da mata ciliar, comparando solos expostos e cobertos por vegetação, ao sofrerem ações da natureza, como as chuvas. No final da semana, haverá uma exposição localizada no museu abordando a temática “Avifauna”.

Parque Estadual da Serra do Mar (PESM)

Parque Estadual Serra do Mar terá atividades no Núcleo Cunha e no Núcleo Curucutu.

No Núcleo Cunha, o Dia da Árvore faz parte do Projeto Agenda Ambiental, que trabalha com alunos das escolas municipais e estaduais de Cunha. O evento ocorre no próprio dia 21, da 8h às 11h. Serão realizadas atividades lúdicas e plantio de mudas com alunos de escolas convidadas. O evento busca a integração das crianças com o Ambiente Natural, além de despertar a importância das florestas e das Unidades de Conservação. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Cunha

No Núcleo Curucutu, ocorre o evento “Floresta Atlântica – Todos pela preservação desse bem tão precioso”, com trilhas, palestras, dinâmicas e plantio de mudas, destacando a importância da preservação dos recursos naturais. As atividades são abertas ao público, no dia 21, das 9h às 16h. É necessário agendamento prévio, via telefone ou email.

Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA)

No Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, estudantes terão um dia de aprendizado e diversão em meio à natureza. Além do traslado de barco, que é algo diferente para muitos, eles participarão da Trilha das Mudanças Climáticas Globais, de um plantio de mudas e de uma Roda de Conversa sobre a rica história da Ilha Anchieta. O evento ocorre no dia 21 de setembro. Ao todo, serão plantadas 60 mudas de palmeira-juçara (Euterpe edulis), que vem sendo ameaçada de extinção, por conta da extração do palmito. A palmeira-juçara é uma importante fonte de alimento para diversos animais da Mata Atlântica. O parque conta com a parceria de Escuna Cisne Branco, E.E. Professora Semíramis Prado de Oliveira e Projeto Ecossistemas Costeiros- IB/USP.

Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD)

Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, receberá cerca de 100 pessoas, entre jovens com necessidades especiais e seus familiares, no próximo sábado, 23. A partir das 8h, será oferecido um café-da-manhã e depois o grupo conhecerá as trilhas da Lagoa Verde e Barreiro da Anta, além do Museu Natural, e ajudará no plantio de mudas de ipês. No período da tarde, haverá recreação e atividades com materiais recicláveis. O Parque conta com a parceria do Departamento de Educação de Teodoro Sampaio.

Para mais informações, ligue: (18) 3282-1599, ou escreva para: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br

Serviço

Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)
Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo – SP
Fone: (11) 2232-3117

Instituto de Botânica
Av. Miguel Stefano, 3.687 – Água Funda – São Paulo – SP
Fone: (11) 5067-6000

Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Fone: (11) 2683-6302

Parque Estadual Cantareira

Núcleo Pedra Grande
Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo – SP
Fone: (11) 2203-0115

Núcleo Engordador
Endereço: Av. Cel Sezefredo Fagundes, 19.100 – Cachoeira – São Paulo – SP
Fone: (11) 2995-3254

Núcleo Cabuçu
Endereço: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jd. São Luiz- Guarulhos -SP
Fone: (11) 2401-6217/ 2406-8429

Ingresso: Alunos de escolas particulares e estudantes maiores de 12 anos pagam meia. Escolas públicas serão isentas do pagamento nos dias de evento e os demais visitantes pagam inteira, R$14,00

Parque Estadual da Serra do Mar

Núcleo Cunha
Endereço: Rodovia Paulo Virgínio km 56,2, estrada do Paraibuna (20 km de estrada não pavimentada)
Fone: (12) 3111-1818
Email: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

Núcleo Curucutu
Endereço: Estrada da Bela Vista, 7090 – Parelheiros – São Paulo – SP
Fone: (13) 3422-5657 / (13) 3426-9223
E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.go v.br ou pesmcurucutu@gmail.com

Parque Estadual da Ilha Anchieta
Endereço: Avenida Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba – SP (Píer Saco da Ribeira )
Fone: (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflore stal.sp.gov.br

Parque Estadual Morro do Diabo
Endereço: Rodovia SPV 28 – km 11 –  em Teodoro Sampaio -SP.
A visitação é feita de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, mediante agendamento.
Fone: (18) 3282-1599
E-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br