Uma pane no sistema de compressão de gás natural veicular – GNV causou uma explosão no posto ACMA, da rede Ipiranga, localizado na Avenida Bernardino de Campos, n º 251, no Bairro do Paraíso, no Zona Sul da Capital. O acidente, ocorrido por volta das 13h00, de 05.09, chegou a derrubar uma parede e arremessar um cilindro no pátio do estabelecimento.

Apesar da violência da explosão não houve vítimas. Técnicos do Setor de Operações de Emergência, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, que atenderam a ocorrência, efeturam medições da concentração de gás após o acidente, mas não registraram riscos de novas explosões.

O abastecimento de GNV nos postos é feito pela Companhia de Gás de São Paulo – Comgás por meio de dutos de baixa pressão. No posto, em uma casa de máquinas o combustível é comprimido e armazenado em uma bateria de sete cilindros metálicos, de cerca de 1,5 m de altura. Um defeito, ainda não identificado, teria provocado o acidente que afetou apenas um cilindro. O sistema de segurança, acionado automaticamente em casos de queda de pressão nos compressores, bloqueou o abastecimento de gás afastando o risco de novas explosões nos demais cilindros.

Os técnicos da CETESB fizeram uma vistoria nos equipamentos para avaliar o estado de manutenção dos equipamentos e a Polícia Civil solicitou perícia criminal para estabelecer o grau de responsabilidade dos proprietários do posto na ocorrência.

Texto: Newton Miura
Fotografia: Divulgação