Encerrou-se ontem, 09/02, ao final de 245 horas de duração, o 1º Curso Internacional de Capacitação Intensiva sobre Gestão Ambiental dos Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs. O encerramento, no auditório da sede da CETESB, se deu com uma cerimônia e a entrega dos certificados do curso, que teve a participação de 62 especialistas, de nove países da América Latina, além de técnicos de vários Estados brasileiros. A atividade, iniciada no dia 09/01 último, foi organizada pela CETESB – um dos 12 Centros Regionais para Convenção de Estocolmo sobre POPs no mundo e um dos quatro Centros Regionais para atender os países da América Latina e Caribe – , em parceria com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e ABC (Agência Brasileira de Cooperação), do Ministério das Relações Exteriores.

A mesa de abertura do evento teve as presenças do presidente da CETESB, Otavio Okano, da diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da Companhia, Ana Cristina Pasini, da coordenadora de projetos da JICA, Christiane Hiroko Hatano, e da representante da ABC, Ana Cruz Scalera, além da gerente do Setor de Instrumentos de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da CETESB e coordenadora do curso internacional, Lady Virgínia Traldi Meneses.

As representantes da JICA e ABC elogiaram a CETESB, pelo alto nível do treinamento, que teve a participação de 59 docentes, técnicos da agência ambiental paulista. “Ouvimos muitos elogios de todos à CETESB, começamos com chave de ouro este, que foi o primeiro dos cinco anos do curso. O desafio maior agora é que todos apliquem esses conhecimentos, em seus países”, afirmou Christiane Hatano.

O presidente Okano também enfatizou a importância de os especialistas estrangeiros multiplicarem os conhecimentos adquiridos, por todo o continente, e disse que conta com o apoio da JICA e ABC, para que a CETESB mantenha a posição de vanguarda e de centro de difusão e aprimoramento da gestão ambiental dos POPs.

Lady Virgínia, por sua vez, lembrou o “sufoco, tenacidade e interesse demonstrados pelos participantes durante todo o curso intensivo”, para tecer agradecimentos e elogios, lembrando também que, dentro das 245 horas totais de duração do treinamento, aconteceram 07 visitas técnicas e, distribuídos por 03 módulos, ao longo de todo o último mês, foram repassados conhecimentos e experiências diversas, incluindo temas, entre outros, como toxicologia, gestão de resíduos urbanos, resíduos perigosos, pesticidas obsoletos e emergências químicas.

Yelba de Los Angeles Lopez González, engenheira química do Ministério de Meio Ambiente da Nicaraguá, frisou a importância, para o seu país, da ampliação das informações compartilhadas pelos especialistas da CETESB e mostrou especial satisfação pelos conhecimentos assimilados relativos às áreas contaminadas por produtos químicos perigosos, estudos de impactos ambientais e tratamento e disposição final de contaminantes persistentes.

Igualmente, levam para casa preciosas lições e informações os também engenheiros químicos Robert Nogueira Quitian, da estatal colombiana Corpochivor, e André Luiz Felisberto França, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), do Rio de Janeiro. Quitian, um especialista na área agrícola, disse que aprendeu diferentes técnicas, com tecnologia de ponta, que poderão ser aplicadas para melhorar, entre outras, a gestão ambiental de pesticidas e PCBs (Bifenilas Policloradas). E André França, que também é analista ambiental, afirma que no Rio de Janeiro o tema dos POPs ainda não é tratado de maneira unificada e que, com os conhecimentos adquiridos no curso, a intenção é agora formar um grupo de trabalho, para desenvolver planos de ação conjunta no Estado. “Esse é o dever de casa que levamos, com meta de cumpri-los com êxito”, declarou.

Texto: Mário Senaga