Corpo gerencial da CETESB será capacitado pela Fundação Getulio Vargas

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, iniciou, em 03/10, seu Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Habilidades e Competências Gerenciais.

O curso visa preparar o corpo gerencial da Companhia, através da utilização de ferramentas voltadas para gestão de pessoas, a estar apto a enfrentar na sua rotina de trabalho os diversos obstáculos que surgem na administração de suas equipes.

A escolha pela Fundação Getúlio Vargas, para coordenar e ministrar o programa, se deu principalmente pelo fato da instituição apresentar para a CETESB uma sugestão de capacitação com o perfil almejado pela Companhia, ou seja, voltado para gestão de pessoas.

A Fundação, para montar a grade das aulas que serão ministradas, realizou diversas entrevistas com o presidente e o vice-presidente, Otavio Okano e Nelson Bugalho, além de ouvir também os diretores e alguns gerentes selecionados. O produto final apresenta um curso dividido em oito turmas, de 30 alunos, com uma carga horária de 100 horas, com duração de dois meses para cada turma. A primeira equipe inicia sua capacitação neste mês de outubro e, até 2014, a CETESB terá habilitado todo o seu corpo gerencial pelo programa.

Nesta terça-feira, 02/10, aconteceu no auditório Augusto Ruchi, na sede da Companhia, a abertura oficial do Programa de Capacitação, com uma palestra do docente da FGV, Prof. Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, denominada “O Líder Sustentável”. O ministrante explanou para um auditório lotado, formado pelo corpo gerencial, sobre a difícil, mas compensadora, tarefa de administrar pessoas.

“A CETESB é um exemplo de Agência Ambiental. Não é um órgão do Governo, mas uma instituição técnica. A FGV só pode colaborar com ela indicando o caminho para uma melhor gestão de pessoas.” – frisou Eugênio Montoro, da GV, especialmente convidado para a abertura oficial do curso.

Para Nelson Bugalho, o início da capacitação marca uma nova era na Companhia. “Nossos técnicos são excelentes em administrar as questões relativas ao meio ambiente. Agora, receberão um treinamento especializado para gerir, com a mesma qualidade, as questões ligadas as suas equipes de trabalho.”

Prestigiaram a abertura do evento os diretores da CETESB, Sergio Meireles Carvalho, Geraldo Amaral Filho, Ana Cristina Pasini da Costa e Carlos Roberto do Santos, além de Goret de Paulo, da Fundação Getúlio Vargas in Company.

Texto: Cristina Couto