Municípios se preparam para implantar consórcio

Empenhados em gerir adequadamente os resíduos sólidos, representantes dos municípios do Centro-oeste Paulista se reuniram na terça-feira, 12 de fevereiro de 2019, na CETESB para debater as boas práticas ambientais.

Os técnicos da CETESB, Lia Demange, Antonio Falco Junior, João Luiz Potenza e Fernando Wolmer se revezaram para apresentar temas como boas práticas de gestão ambiental para redução dos resíduos sólidos urbanos dos municípios, logística reversa e o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor). A ideia é usar a experiência da CETESB para apoiar tecnicamente os municípios na construção de um modelo, como os consórcios municipais, que atenda às necessidades da região.

Além dessas informações, os técnicos apresentaram casos bem-sucedidos de gestão de resíduos para servirem de inspiração aos municípios.

Diante dos bons exemplos, o diretor executivo do consórcio Mateus Godoi destacou a importância de os municípios implantarem ações e se comprometerem com os resultados. “O primeiro passo é reduzir a geração e resíduos. E em seguida precisamos formatar o consórcio”.

Estiveram presentes, representantes de Marília, Paraguaçu Paulista e Presidente Prudente.

Representantes de municípios do Centro-oeste Paulista participam de reunião técnica na CETESB

Texto: Luciana Reis
Fotos: José Jorge