Técnicos da Agência Ambiental de São José dos Campos, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, foram acionados, em 04.02, por volta das 10h00, pela Camargo Corrêa Cimentos, situada na Rodovia D. Pedro, km 9, na cidade de Jacareí. Segundo a empresa, por volta das 06h00, ocorreu um rompimento na tubulação de um tanque aéreo que armazenava aproximadamente 22 m3 de um produto denominado OC4 Premium, um tipo de óleo combustível considerado menos nobre que o óleo diesel.

Estima-se que todo o produto escorreu por uma canaleta de drenagem pluvial atingindo um lago natural e uma área de várzea, situados na parte baixa da empresa. A tubulação rompida estava localizada dentro de uma bacia de contenção que, no momento do rompimento, encontrava-se com a válvula de drenagem aberta, situação caracterizada como uma falha operacional.

Técnicos da empresa, orientados pelos especialistas da CETESB, estão realizando a contenção e o recolhimento do produto vazado. Na operação está sendo utilizado um caminhão hidrovácuo e devem ser colocadas, também, barreiras para evitar que o produto avance pela área de várzea, abaixo da parte atingida. Os técnicos da CETESB informam que até o momento não foram encontrados peixes mortos.

A CETESB solicitou que o grupo de trabalhadores da Camargo Corrêa, que atua no acidente, seja reforçado, assim como o aumento de equipamentos, como barreiras, mantas absorventes e caminhões hidrovácuo.

No momento, 16h00, técnicos da CETESB, do laboratório da Agência Ambiental de Taubaté, estão realizando 3 amostragens das águas superficiais: uma na lagoa, outra na área da várzea, e a última em um córrego próximo da região atingida. A coleta será encaminhada para o laboratório da CETESB, situado na Capital, para devida análise.

Apenas ao término da operação de contenção e recolhimento do produto é que a CETESB poderá avaliar o dano ambiental causado pelo acontecido e decidir as sanções a serem aplicadas à empresa.

Texto – Cris Couto