Você está visualizando atualmente Boas práticas e a diminuição dos resíduos nas cidades

A prefeita de Itapetininga Simone Marquetto e a diretora-presidente da CETESB Patrícia Iglecias

Representantes do Comitê do Alto Paranapanema estiverem hoje, 15.02, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). O objetivo foi obter informações sobre as técnicas para diminuição e disposição adequada dos resíduos sólidos.

“Buscar boas práticas na gestão municipal é uma forma de minimizar os custos e agilizar os resultados. Quando um projeto é bem planejado ele faz a diferença,” explica a diretora – presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

Simone Marquetto, presidente do Comitê e prefeita de Itapetininga elogiou a iniciativa da atual gestão da CETESB em buscar o dialogo com as prefeituras. “Ganhei minha eleição com uma plataforma ambiental, então tenho o interesse de fazer uma gestão correta no quesito da sustentabilidade,” relata a prefeita.

A educação ambiental é uma ferramenta importante no auxilio ao controle dos resíduos. A população aprende a colaborar com o processo da reciclagem. Uma cidade pode não dispor da coleta seletiva, pois onera os cofres, mas nada impede de construir um ponto de entrega para o material separado. “Uma boa prática que ensina, colabora e não impõe ônus aos cofres públicos,” salienta Patrícia.

O município deve buscar a melhor forma, dentro da sua receita, para sanar adequadamente o problema dos resíduos gerados. As soluções coletivas ou individuais são aceitáveis e a CETESB está disposta a colaborar com as informações necessárias, dentro da sua gestão de portas abertas. “Atualmente temos uma gama de inovações tecnológicas, cabe aos gestores municipais encontrar a que mais se adéqua a sua receita e área,” pontua Patrícia.

A reunião contou com a presença do secretário executivo do comitê, Davi Ayub, dos assistentes da presidência Antônio Falco Júnior e João Luiz Potenza e de Ulisses Ohno, técnico da Agência Ambiental da CETESB em Avaré.

Texto: Cristina Couto
Fotos: Fernando Hisi

Prefeita de Itapetininga com representantes da cetesb
Antônio Falco Júnior, Ulisses Ohno, Simone Marquetto, Patrícia Iglecias, Davi Ayub, João Luiz Potenza e Richard Hiroshi.
Representantes da cetesb com prefeita de Itapetininga
Antônio Falco Júnior, Ulisses Ohno, Simone Marquetto, Patrícia Iglecias, Davi Ayub e João Luiz Potenza