Conselho de Administração

Conselho de Administração

Cláudio Carvalho de Lima

Presidente – Formado em direito pela Universidade Mackenzie e MBA em gestão de Negócios pelo lbmec-SP. Com grande experiência nos setores público e privado atuando como executivo, empreendedor e gestor, participou como membro diretor de Associações de Classe, Conselhos de Administração de grandes empresas e entidades filantrópicas, planejamento estratégico e mercado imobiliário, participando ativamente dos principais temas ocorridas nesse período. É também palestrante, conferencista e recebeu diversos prêmios e comendas nacionais e internacionais por sua atuação no setor empresarial e na área pública, elaborou e participou de projetos com grande relevância e reconhecimento.

Patrícia Faga Iglecias Lemos

Membro –  formação acadêmica possui titulação de Livre-docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP; e graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seu trajeto profissional, tem atuação como Superintendente de Gestão Ambiental e Professora Associada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 2009, com larga experiência na carreira acadêmica, em projetos de pesquisa, publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros. Foi Secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo no período de 2015 a 2016. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA 2018 – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa cidades do pacto global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.

Susana Hanna Stiphan Jabra

Membro – Economista pela FEA-USP, com MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, possui mais de 35 anos de experiência como executiva em empresas de grande e médio porte, tendo participado de importantes operações realizadas no mercado de capitais. Conselheira de Administração e Fiscal certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e mediadora certificada pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGVLaw). Ampla experiência como conselheira de administração e fiscal de grandes companhias listadas na B3 e membro de comitês de assessoramento ao Conselho de Administração. Mentora do Programa Diversidade em Conselho do IBGC/IFC/WCD/B3, instrutora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), participou de diversos cursos e jornadas técnicas sobre governança corporativa e inovação no Brasil e no exterior. Atualmente, além de conselheira de Administração Independente e coordenadora do Comitê de Auditoria da CETESB, é membro independente do Conselho de Administração de Furnas Centrais Elétricas e conselheira fiscal do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto

Membro – Doutor e Livre-Docente em Direito Público pela Universidade de São Paulo. É diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), onde é Professor Titular do Departamento de Direito Público e Constitucional e ministra aulas na graduação e na pós-graduação. É também professor do curso de pós-graduação stricto sensu da Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro.

João Carlos Castilho Garcia

Membro – Conselheiro Independente. Mestre e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), possui especializações em universidades no exterior e tem experiência profissional na área de perícias e finanças corporativas. Atua também como docente em cursos de graduação e pós-graduação em sua área de trabalho. Participa em diversos Conselhos, entre outros como Vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC/SP).

Jorge Alberto Soares Tenório

Membro – Professor Titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade de São Paulo (2005). Engenheiro Metalurgista pela Universidade de São Paulo (1984). Mestrado e Doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1988, 1992). Professor Livre-Docente pela Escola Politécnica (1996). Sabático no Department of Materials Science and Engineering do Massachusetts Institute of Technology (2001). Atua nas áreas de Reciclagem, Tratamento de Resíduos Sólidos e Metalurgia Extrativa. Presidente do ICTR-Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (2008-2011). Professor e orientador convidado do programa de Ciência e Engenharia de Materiais da REDEMAT UFOP (2000- ). Professor e orientador convidado do Programa de Mestrado em Engenharia Metalúrgica do Instituto Federal do Espírito Santo PROPEM IFES (2009-2012). Editor da Revista Brasileira de Ciências Ambientais do ICTR (2007-2014) e da Seção Metalurgia e Materiais da Revista Escola de Minas (qualis B1). Integrante do Comitê de Assessoramento do CNPq de Engenharia de Minas e de Metalurgia e Materiais (CA-MM) (2010-2013). Integrante da Comissão de Avaliação da Área de Engenharias II da CAPES (2004-2009). Chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica (2010-2014).

Luiz Antonio Carvalho Pacheco

Membro – Bacharel em Administração de Empresas e Ciências Econômicas pela Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia pela George Washington Univesity – USA; é empresário e atuou como Diretor na área Financeira em diversas empresas privadas nos setores de serviços e indústria. Na vida pública foi Diretor Presidente da CDHU e do MÊTRO, Diretor Financeiro da EMURB e da PRODESP, Diretor de Patrimônio da COHAB/SP, Secretário Adjunto de Esportes da Cidade de São Paulo e dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Prefeito Regional de Santana/Tucuruvi e Subsecretário de Gestão do Estado de São Paulo. Foi membro dos Conselhos de Administração da CDHU, MÊTRO e EMTU e dos Conselhos Fiscais da EMAE, Cia Docas de São Sebastião e Fundação Florestal; Foi membro do Conselho Estadual de Petróleo e Gás, do Conselho Estadual da Habitação e da Comissão Estadual de Resíduos Sólidos. Atualmente é membro do Conselho de Administração da CETESB.

Marcio Rea

Membro – Graduado em administração de Empresas pela Universidade Ibirapuera e Extensão Universitária na área de Energia – Transmissão de dados através de fibra óptica compartilhada com rede elétrica. Com grande experiência na área Pública, em sua trajetória profissional ocupou postos executivos em cargos de Diretoria, Assessoria e Gerenciais em empresas estatais como EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A; CESP – Companhia Energética de São Paulo e CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. Atuou como Assessor de Comunicação e Relações Públicas em Secretarias do Estado São Paulo No período de 2014 a 2015 foi Secretário na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Possui experiência como membro em conselhos de administração, fiscal, curador e Comissão de Ética e foi agraciado com a Ordem do Rio Brando no Grau de Grande Oficial.

Orestes Marraccini Gonçalves

Membro – Livre-docente, Doutor, Mestre e Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli-USP, onde desempenha atividades acadêmicas como Professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil; Coordenador da linha de Ensino e Pesquisa de Engenharia de Sistemas Prediais. Foi Coordenador do Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo – PURA-USP no período de 1997 a 2015. Membro de diversos Comitês, Conselhos, Comissões e Conselhos Curadores em sua área de atuação, entre eles a Comissão CIB-W62 – Water Supply and Drainage for Buildings do CIB – International Council for Research and Innovation in Building and Construction. Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico da ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, exercendo a presidência no período de 2015 a 2018.

Wagner de Ornellas Pereira

Membro – Graduado em Engenharia Química pela Universidade Oswaldo Cruz, com especialização em Engenharia de Controle Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Engenharia de Petróleo e Gás, pela Faculdade Oswaldo Cruz. É funcionário no quadro da CETESB há vinte sete anos, onde ocupa atualmente o cargo de Engenheiro II no IPEE – Setor de Avaliação de Efluentes.