Você está visualizando atualmente Câmara de Comercio Brasil – Catalunha adere como Observador Internacional do Acordo Ambiental SP

O Palácio dos Bandeirantes hoje, 14/03, foi palco de mais um encontro internacional. Coordenado pela Secretária de Relações Internacionais, por intermédio do Secretário Executivo de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot, a Câmara de Comercio Brasil – Catalunha, representada pelo seu presidente, Javier Mirallas, aderiu ao Acordo Ambiental São Paulo, na categoria de Observador Internacional.

Affonso Massot destacou que Brasil e Espanha cultivam laços antigos, sociais e econômicos, que se consolidaram, também, no estado de São Paulo. “A atual gestão de Governo intensificou os contatos de órgãos estaduais com organizações internacionais. A participação da Câmara de Comercio Brasil – Catalunha no Acordo Ambiental São Paulo é um ganho inestimável. “

Javier Mirallas lembrou que são 10 anos de atividades da Câmara e que o objetivo era a diplomacia comercial. “Para o empresariado Espanhol o intercâmbio com o Brasil é um investimento. Sentimos orgulho com a família Catalã – Brasileira, um grupo heterogêneo de empresas. Ser Observador Internacional do Acordo é fortalecer a união.”

Outro ponto marcante foi a explanação de Patrícia Iglecias, que convidou os empresários presentes a aderirem ao Acordo Ambiental São Paulo. Lembrou da sua criação em 2019, pela Secretaria de Relações Internacionais e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e coordenação técnica da CETESB, com 55 aderentes e o objetivo de conter as emissões de gases do efeito estufa com ações voluntárias. “Hoje, o Acordo conta com 1.356 adesões, de empresas e entidades corporativas. Seria um orgulho ter empresas da Catalunha como participantes.” Reforçou.

Patrícia Iglecias lembrou aos empresários presentes que com a adesão ao Acordo as empresas ou entidades Catalãs poderão integrar a segunda edição da publicação “Acordo Ambiental São Paulo – 56 cases de Sucesso”. “A primeira foi lançada em evento paralelo à COP 26 – Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia. Vocês podem participar da segunda com seus “cases de sucesso”.”

O Cônsul – Geral da Espanha, Miguel Gómez de Aranda, salientou que a luta pela unificação comercial da União europeia com América Latina é um marco que aumentará os investimentos da Espanha no Brasil e do empresariado Brasileiro na Espanha. “Vamos lutar e conseguir será um divisor de águas nas negociações comerciais entre os dois países.”

Ao final do encontro, a assessora da Presidência da CETESB e Secretária Executiva da Câmara de Mudanças Climáticas, Josilene Ferrer, sanou as dúvidas dos empresários presentes ao encontro.

Representantes de Empresas da Catalunha presentes ao encontro

Manuel Galán – Gerente de Relações Exteriores – Porto de Barcelona, Joan Pere Gómez – Chefe de Gabinete Porto de Barcelona, Luciano Rosito – Diretor Comercial Simon, Geraldo Fleury – Parkhelp, Pep Artigas – CEO – Art Cotton, Pau Artigas – Art Cotton, Josep Rivera – CEO – IDOM, Javier Andrés – Responsável América Latina – Parkhelp, Paulo Granchelli – CEO – Café Granchelli, Eduardo Nery – Every TI, Pilar de Miguel – Diretor Brasil – CDTI, Marcio Barbosa – CEO – B2IC e Josep Buades – Diretor – ACCIO.

Histórico

O Acordo Ambiental São Paulo lançado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente, foi concebido e coordenado tecnicamente pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, em novembro de 2019.

Visa à adesão voluntária de empresas localizadas e/ou com atuação no estado, de associações que representam setores produtivos e de municípios, de forma que possam assumir compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa, no intuito de conter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, conforme preconizado pelo Acordo de Paris.

Inicialmente, com 55 aderentes, hoje conta 1.356 adesões de representantes de diversos segmentos produtivos, bem como municípios, que acompanham as experiências trazidas por esse grupo heterogêneo, tendo ainda, 4 observadores internacionais – a recém aderente Câmara de Comercio Brasil – Catalunha, o Consulado Britânico, Earthday e PNUD.

Para monitorar os desdobramentos do Acordo foi criada, no âmbito da CETESB, a Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas – CAMC, de forma a congregar essa gama de empresas e de instituições com o objetivo comum de estabelecer métricas e modelos de desenvolvimento econômico sustentável, discutindo as iniciativas e os esforços dedicados à redução de gases de efeito estufa e sua quantificação e reporte.

No âmbito da CAMC, foram formados dois Grupos de Trabalho: o GT Ferramentas e o GT Boas Práticas. O primeiro com o objetivo de definir as metodologias consideradas aceitas para reportar dados e, o segundo para constituir um fórum de apresentação de exemplos concretos de sucesso, que possam ser replicados.

Patricia Iglecias explana sobre o Acordo Ambiental São Paulo

Texto: Cristina Couto