Você está visualizando atualmente Acordo Ambiental São Paulo é apresentado para indústrias de Limeira

Encontro virtual foi organizado pelo Grupo de Meio Ambiente do CIESP local

O Grupo de Meio Ambiente – GMA do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, em Limeira, na reunião mensal “virtual” de seus associados, nesta terça-feira, 28/07, contou com uma apresentação do Acordo Ambiental São Paulo, feita pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

O Acordo, lançado pelo governo paulista no ano passado, busca justamente estimular o setor privado a adotar ou ampliar práticas sustentáveis, principalmente a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Participaram, também, por parte da CETESB, Josilene Ferrer, assessora da Presidência, e Ednea Parada, gerente da Agência Ambiental de Limeira.

Conforme ressaltado na apresentação, o público-alvo do Acordo Ambiental São Paulo são empresas que já são ou desejam se tornar líderes em mudanças climáticas, apoiando o Governo do Estado no estabelecimento de ações nesse tema, podendo aderir pessoas jurídicas de direito privado ou público situadas total ou parcialmente no território paulista. O escopo, além da redução das emissões, são a eficiência energética, eficiência hídrica e a responsabilidade socioambiental.

Foi enfatizado que as informações são confidenciais e não se confundem com os dados do licenciamento ambiental. A CETESB divulgará somente os compromissos voluntários de emissão evitada, compensação, redução de emissão e remoção de gases de efeito estufa, com a identificação do aderente.

O Acordo Ambiental está totalmente atrelado à agenda dos Desafios 2030 da ONU, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e no momento conta com 104 aderentes, tendo iniciado em novembro de 2019 com 55 participantes. O Acordo teve divulgação internacional na COP de Madri em 2019.

Por fim, Patrícia Iglecias frisou a importância da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas, instalada pela CETESB, em parceria com o setor industrial, “que já tem dois grupos de trabalho criados, sendo um deles relativo ao mapeamento das ferramentas de monitoramento das emissões de gases de efeito estufa, e o outro, de Boas Práticas.”

Texto: Mário Senaga
Revisão: Cristina Leite