Fontes de informação sobre emergências com produtos químicos
Anualmente, milhares de substâncias químicas diferentes são processadas, transportadas, estocadas e utilizadas mundialmente, o que torna uma tarefa difícil manter-se informado sobre os riscos oferecidos por tais substâncias.

A manipulação do grande número das substâncias químicas existentes tem levado a um aumento considerável dos acidentes, os quais, devido aos riscos oferecidos pelas substâncias (corrosividade, toxicidade e inflamabilidade, entre outros) podem apresentar potencial para causar severos danos ao homem e ao meio ambiente.

Assim sendo, é necessário que as equipes que realizam os atendimentos a situações emergenciais envolvendo essas substâncias estejam devidamente treinadas, capacitadas e informadas sobre a natureza dos riscos oferecidos.

Reconhecer o tipo e o grau de perigo presente é, normalmente, uma das primeiras ações do atendimento. Nesta etapa os esforços devem ser concentrados no sentido de se identificar corretamente a substância envolvida, de modo a permitir que medidas de proteção e controle, compatíveis com o perigo oferecido e o cenário acidental, possam ser implementadas.

Uma vez que os perigos oferecidos por uma substância química advêm de suas propriedades físico-químicas e toxicológicas, de sua reatividade química com outras substâncias ou materiais ou ainda com o ambiente ao qual ela é exposta, é de fundamental importância que após a sua identificação, as equipes de atendimento tenham acesso à estas informações.

No entanto, devido à quantidade de informações necessárias para a realização adequada de um atendimento emergencial, muitas vezes devem ser utilizadas diversas fontes de informação. Além disso, considerando a necessidade das equipes de atendimento terem à disposição informações rápidas e confiáveis, as fontes de consulta devem ser previamente conhecidas quanto ao tipo e quantidade dos dados disponíveis, bem como sua disponibilidade.

Dessa forma, são apresentadas abaixo algumas fontes de informação sobre substâncias químicas, instituições e livros técnicos, a serem utilizadas pelas equipes de atendimento a emergências, de modo a fornecer os subsídios necessários para minimização dos impactos causados ao homem e ao meio ambiente.