Autor: Fernando R. Scolamieri Pereira

O Capítulo 1, Introdução ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas, apresenta os principais conceitos, bem como a introdução às diferentes metodologias atualmente adotadas durante as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Por meio de quatorze Seções, o Capítulo 1 busca apresentar de forma prática e resumida os principais fundamentos à implementação do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, sendo recomendada a sua leitura, de forma sequencial, como ponto de partida para todos aqueles interessados no assunto, em especial, para órgãos ambientais gerenciadores, responsáveis legais e responsáveis técnicos.

As Seções do Capítulo 1 estão dividas da seguinte maneira:

1.1 Introdução
1.2 Conceituação
1.3 Histórico do Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo
1.4 Conceitos de Hidrogeologia
1.5 Conceitos sobre Transporte de Substâncias nas Zonas não Saturada e Saturada
1.6 Metodologia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas
1.7 Procedimento de Averbação na Matrícula do Imóvel
1.8 Procedimento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas
1.9 Procedimento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas em Regiões Prioritárias
1.10 Procedimento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas Órfãs
1.11 Medidas Emergenciais em Áreas Contaminadas