Participantes adquirem uma visão técnica para avaliação dos inventários

A CETESB realizou nos dias 14 e 15 de setembro de 2017, a nona edição do curso Inventário de Gases do Efeito Estufa: Sustentabilidade Corporativa e Pública. Com coordenação executiva do Setor de Cursos e Transferência do Conhecimento e apoio da Divisão de Mudanças Climática a capacitação teve como objetivo transferir aos alunos uma base conceitual na elaboração dos inventários de Gases do Efeito Estufa (GEE), que alguns setores da industrias precisam enviar a CETESB para atender a Decisão de Diretoria N° 254 de 2012.

Especialistas da área e profissionais da Companhia Ambiental ministraram as aulas nos dois dias de curso: inicialmente, o economista Felipe Bottini, observador das Conferências das Partes da Convenção do Clima (COP’s) e um dos fundadores da ABRAVERI – Associação Brasileira das Empresas de Verificação e Certificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), fez um breve histórico sobre a ciência do clima e do impacto do Acordo de Paris para o monitoramento dos GEE; na sequencia ele abortou o mais recente relatório do IPCC, o quinto, e apresentou os a base para a elaboração de inventários de GEE, bem com os conceitos da verificação dos inventários.

A cientista social Josilene Ferrer, da Divisão de Mudanças Climáticas, apresentou a legislação estadual e como a Companhia Estadual vem lidando com a internalização deste tema na agenda ambiental, e em especial em ações decorrentes da Decisão de Diretoria N° 254 de 2012 que determina a entrega de dados de emissão de GEE para 29 segmentos da indústria paulista.

Por fim o gestor ambiental George Magalhães, coordenador do Programa Brasileiro GHG Protocol, apresentou a ferramenta de elaboração de inventários do programa e conduziu exercícios práticos que simulam a elaboração de inventários coorporativos. “Os participantes adquirem uma visão técnica, empregada na avaliação dos inventários”, resume Josilene T. V. Ferrer, coordenadora técnica.

Para o ecólogo Daniel Soler Huet, que junto com a Josilene T. V. Ferrer foi responsável pela coordenação técnica, a 9ª turma foi uma surpresa. “A qualidade dos debates e o preparo dos participantes foi um diferencial no resultado positivo do treinamento”, comemora.

Fotos

Atualizado em março de 2020