O PROCLIMA, Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo foi criado pela RESOLUÇÃO SMA Nº 22/95, DE 08 DE JUNHO DE 1995.

Teve sua implementação, gradualmente assumida e atualmente coordenada pela Divisão de Mudanças Climáticas.

Desde sua criação destaca-se a elaboração do Inventário Nacional de Emissão de Metano pelos Resíduos dos anos de 1990 a 1994, publicado em julho de 1998, que hoje compõe a 1ª Comunicação Nacional sobre Mudanças Climáticas e o Inventário Nacional de Emissão de Metano pelos Resíduos dos anos de 1990 a 2005, que compõe a 2ª Comunicação Nacional sobre Mudanças Climáticas.

Além disso, é responsável pela coordenação técnica do 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo, em elaboração por um conjunto de órgãos e entidades parceiras, que conta com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil.

A estrutura de funcionamento do PROCLIMA baseia-se na Divisão de Questões Globais da CETESB. O Quadro abaixo ilustra essa estrutura:

 

ORGANOGRAMA-2

 

O atual Divisão de Mudanças Climáticas originou-se da antiga Divisão de Questões Globais criada em 1995, na CETESB.

Em relação à representação institucional, a Divisão de Mudanças Climáticas vem representando regularmente o Sistema Estadual de Meio Ambiente em diversas palestras, mesas redondas e comitês técnicos a respeito do tema mudanças climáticas.

Atualizado em março de 2020